TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viola De Arco ( Classica )

Artigo: Viola De Arco ( Classica ). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

Em inglês, espanhol, catalão, italiano e português, este intrumento é chamado simplesmente de Viola, com a respectiva pronúncia na língua em que é falada.

Curiosamente a palavra Viola foi utilizada até o Século XVI para denominar genericamente qualquer instrumento de cordas tocado com um arco.

Em inglês, nos seus primórdios a viola era denominada de Tenor. Em alemão, e também nos seus primórdios, era chamada de Violetta, mas atualmente é chamada de Bratsche, uma corruptela de Braccio (braço em italiano).

Em francês ela é chamada de Alto.

Em italiano podemos chamá-la de Alto ou de Alto-viola.

Em Portugal, além de viola, também é conhecida como Viola d'Arco e como Violeta. Curiosamente o nome Violeta no Brasil é usado para denominar um instrumento de cinco cordas da família dos dedilhados, como o violão.

Após diversas pesquisas sobre sua denominação no Brasil, seguem as encontradas: Viola de Arco, Viola Clássica, Viola Erudita, Viola Sinfônica (utilizada pela Escola Municipal de Música da Cidade de São Paulo) e Viola Orquestral (citado por Henrique Autran Dourado no Dicionário de termos e expressões da música). Pessoalmente acredito que tantas denominações derivaram das tentativas frustradas de popularizar uma única denomição.

Eu particularmente prefiro chamá-la de Viola de Arco. Mas há os que a chamam apenas de Viola, e certamente são aqueles inseridos em um contexto específico, onde este instrumento é único, singular, como em uma orquestra tradicional.

Há os que a chamam de Viola de Braço. Não me agrada pois este termo também é empregado para denominar a família de instrumentos da qual pertence a Viola de Arco. Portanto, causa confusão.

O termo Viola Clássica também não me agrada pois este termo também é usado na denominação de um instrumento dedilhado da família dos violões, e pode continuar gerando confusão entre instrumentos diferentes.

Há os que a chamam de Viola Erudita. Também não me agrada pois passa a falsa impressão de um instrumento exclusivamente erudito, quando na verdade também é um instrumento para a execução de música popular. Pelo mesmo motivo me desagradam os termos Viola Sinfônica e Viola Orquestral.

Em função da nossa aproximação já conquistada com este instrumento, acredito que entre as tantas denominações citadas, nós, neste estudo em particular, podemos chamá-la apenas de Viola.

O instrumentista que toca Viola é chamado de violista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com