TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argumentos teoricamente baseados no artigo "HSBC foi multado com 67,5 milhões de espionagem para funcionários"

Relatório de pesquisa: Argumentos teoricamente baseados no artigo "HSBC foi multado com 67,5 milhões de espionagem para funcionários". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6

Sistema de Ensino Presencial Conectado

RECURSOS HUMANOS

ADRIANA CARDOSO DE OLIVEIRA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

TERESÓPOLIS

2014

ADRIANA CARDOSO DE OLIVEIRA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao curso de RECURSOS HUMANOS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Sistema de Informação; Ética, Política e Sociedade; Economia e Modelo de Gestão.

Orientador: Prof. Henry T. Nonaka; Márcia Bastos; Joenice L. Santos; Mônica Maria Silva.

Tutora Eletrônica: Patrícia Juliana Dorigon Bovo

Teresópolis

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é fazer um diagnóstico de possíveis problemas, suas causas e apresentar melhorias, fundamentando e discutido teoricamente com base no artigo “HSBC foi multado em 67,5 milhões por espionar funcionários”.

Para a realização do estudo de caso da organização serão aplicados os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas, bibliografia de autores específicos da área e leitura do material da própria universidade.

DESENVOLVIMENTO

Neste caso “HSBC” é multado por espionar seus funcionários, tivemos a violação da dignidade humana, a invação da privacidade e a violação da imagem das pessoas e isso tudo engloba a falta de ética.

Etimologicamente, a palavra ética origina –se do termo grego ethos, que significa o conjunto de costumes, habitos e valores de uma determinada sociedade e cultura. Os romanos traduziram para o termo latino mos, moris (que mantém o significado de ethos) dos quais provém moralis, que deu origem à palavra moral em português.

A ética é muito importante, o ser humano deve agir de acordo com tais valores para que sua ação possa ser considerada, e isso não aconteceu por parte do banco Hsbc, se eles em algum momento trabalhavam de forma ética perderam no instante em que contrataram uma empresa de inteligêngia empresarial para investigar seus funcionários, foi um ato totalmente errado, o banco não cumpriu com nenhum determinado padrão ético que favoreça os mesmos..

Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem e não prejudicar o proximo é ter responsabilidade e honestidade.

Ética é um conjunto de princípios e valores que guiam e orientam as relações humanas. Esses princípios devem ter características universais, precisam ser válidos para todas as pessoas e para sempre. Acho que essa é a definição mais simples: um conjunto de valores, de princípios universais, que regem as relações das pessoas. (SOUZA, Herbert de, 1993, p. 13).

Todo ser humano é dotado de uma consciência moral.

No pensamento aristotélico há uma distinção importante no campo filosófico: o saber teorético e o saber prático. O primeiro saber teorético, diz respeito aos fenômenos que existem independentemente de nossa vontade ou interferência (como o caso da chuva). O segundo, o saber prático, é uma consequência de nossas ações, intervenções ou escolhas, (tomar chuva é uma escolha individual).

Aristóteles colocou a ética no âmbito do saber prático que nesse sentido, é práxis (a pratica com reflexão, consciente).

A política adotada que levou o banco HSBC à cometer essas ações foi a quantidade de funcionários que afastaram – se de suas funções por motivo de saúde.

Hoje em dia, está fácil de conseguir atestados medico, sem que o indivíduo precise estar realmente doente. Se analisarmos bem ambas as partes faltaram com ética. Há todo um processo para constatar a existência ou não de doenças ocupacionais, como exemplo a perícia.

A psicologia organizacional da atenção à saúde do trabalho e da organização. O psicólogo nesse contexto será majoritariamente uma ponte de comunicação entre os interesses de patrões e empregado. A saúde e boas condições de trabalho proporcionados aos colaboradores, possibilitará melhor desempenho e maior satisfação do organismo empresarial e da sociedade.

Hoje em dia existem chefes que não cumprimentam seus funcionários ao chegar ou sair do trabalho, parece estranho mais esse tipo de chefe ainda existe. Nós gostamos de viver em grupos e quando se vive em grupo nós instalamos certa ambiência que podemos chamar de clima organizacional, que faz as pessoas de uma forma ou de outra, vivam melhor ou pior, dependendo desse clima. O clima organizacional depende muito do chefe e infelizmente existem pessoas que ao receber um cargo importante priorizam o objetivo de faturamento de lucratividade e esquecem que os responsáveis por essas lucratividades, são as pessoas.

É muito importante que o individuo que assumir o cargo de chefia saiba como lidar adequadamente de forma produtiva com seus funcionários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com