TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estude De Caso HSBC é Multado Por Espionagem De Funcionários

Pesquisas Acadêmicas: Estude De Caso HSBC é Multado Por Espionagem De Funcionários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  1.275 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO DA TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANO

JACIARA APARECIDA AMORIM DA SILVA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

ESTUDO DE CASO HSBC É MULTADO EM 67,5 MILHÕES POR ESPIONAR FUNCIONÁRIOS AFASTADOS

São José dos Campos

2014

JACIARA APARECIDA AMORIM DA SILVA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

ESTUDO DE CASO HSBC É MULTADO EM 67,5 MILHÕES POR ESPIONAR FUNCIONÁRIOS AFASTADOS

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão da Tecnologia em RH da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de, Sistemas de Informação,Economia e Modelo de Gestão, Ética, Política e Sociedade.

Profs:Henri T. Nonaka,Joenice L. Santos, Mônica Maria Silva e Marcia Bastos.

Tutora eletrônica: Patricia Juliana Dorigon Bovo

Tutor(a) de sala: Robson Yuki Imamura

São José dos Campos

2014

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO................................................................................4

2- DESENVOLVIMENTO....................................................................5

3- SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO.................7

3.1- BENEFÍCIOS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO

CONHECIMENTO..............................................................................7

3.2- PROBLEMAS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO

CONHECIMENTO..............................................................................8

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................9

5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................10

1- INTRODUÇÃO

Fomentar e preservar os direitos humanos/legais, sobretudo no que refere-se a evolução da Sociedade da Tecnologia e Informação, quanto aos seus benefícios e malefícios, sem ferir a dignidade humana, valores morais/ éticos garantido-nos uma Sociedade democrática e Livre.

A desproporção da relação custo/benefício das investigações privadas que o HSBC realizou, é evidente levando-se em conta que, por força de uma suspeita de fraude, que alguém poderia estar realizando atividades “extra-banco”, 152 trabalhadores foram investigados, tiveram suas vidas devastadas e seus direitos fundamentais à intimidade e a vida privada, brutalmente violadas.

Invasão de privacidade, violação da Intimidade, violação da honra, da imagem das pessoas, da dignidade da pessoa humana, quantos desrespeitos o banco fez, sem se importar com os Investigados.

2- DESENVOLVIMENTO

Acredito que nos tempos atuais a tecnologia da informação e do conhecimento tem sido o diferencial das empresas que as possuí, com tanta concorrência, desde que não desrespeite a dignidade humana.O método de Gestão da HSBC pra controles de números versus colaboração à empresa e sociedade, concerteza não só desrespeitou os preceitos legais como os Direitos humanos de seus funcionários investigados.

Compreendo que elementos ligados á luta contra fraudes no sistema privado ou público permanecem obscuro e impuni, mas ressalto que os critérios adotados pelas empresas devam ser legais públicamente. Nós precisamos ter uma democracia que funcione e fico preocupada com a possibilidade de não mais confiar em disponibilizar os meus dados pessoais para fins benéficos por conta da espionagem. As empresas devem obter as informações e o conhecimento de modo lícito, para uso legitimo com propósitos unicamente profissionais, não compreendi como sendo de cunho profissional e legitimidade das informações coletadas durante as investigações da HSBC.

O ato de espionar foi e é muito praticado por: Nações, grupos, guerrilheiros em guerra e/ou guerrilha, com propósito de obter as informações de caráter secreto ou confidencial, sobre governos ou organizações, sem a autorização destes, para alcançar certa vantagem militar, política, econômica, tecnológica ou social.Não é novidade, aliás espionar funcionários é pratica de muitas empresas e instituições e ocorre de vários modos: na internet, telefones, celulares, carros corporativos, celulares coorporativos, até na hora do lazer com a família e pior no bate papo informal no horário do almoço, no lazer do ADC das empresas, para descobrirem o que os funcionários pensam sobre colegas de trabalho, seus superiores, até mesmo sobre a empresa, suas políticas e seus valores.

O que mais me choca nessa matéria, além do fato que o banco investiga os seus funcionários ilegalmente, é que a penalidade sofrida por esta, será paga ao poder judiciário, os funcionários investigados e que foram as vítimas, não receberão centavo algum da sentença deste processo, cabendo a cada um deles se quiserem acionar a justiça individualmente, para conseguir alguma reparação.

Se todos executassem a ética que possuim e inspirassem os valores morais expectados pela sociedade, não precisariamos do direito.Todos utilizariam o bom senso e a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com