TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenagem E Controle

Exames: Armazenagem E Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  5.905 Palavras (24 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE DE SOROCABA

CURSO TECNÓLOGO DE GESTÃO EM LOGÍSTICA

ARMAZENAGEM E CONTROLE

ABRIL/2007

SOROCABA/SP

INTRODUÇÃO

Nossa pesquisa destina-se a demonstrar na área da logística a importância da armazenagem e do controle dos materiais e serviços. A logística consiste em coordenar todas as atividades relacionadas à aquisição, estocagem, movimentação e expedição de materiais, abrangendo duas atividades importantes: armazenagem e controle.

A armazenagem e controle dos materiais é uma tarefa muito importante na administração de materiais, uma vez que não bastam que os produtos entrem adequadamente na empresa, mas devemos nos preocupar qual a melhor maneira para que permaneçam no armazém de materiais, prevendo meios para que não haja excessos, faltas, nem deterioração dos materiais estocados. Essas atividades são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. Seus custos podem absorver de 10 a 40% das despesas logísticas de uma firma. Ao contrário do sistema de transporte, que ocorre entre locais e tempos diferentes, a armazenagem, o controle e o manuseio de materiais acontecem, na grande maioria das vezes, em algumas localidades fixadas. Portanto, os custos dessas atividades estão intimamente associados à seleção desses locais.

Uma administração de materiais bem estruturada só trará benefícios à empresa, reduzindo seus lucros e fazendo com que não existam problemas na relação com o cliente.

ARMAZENAGEM E CONTROLE

Armazenagem, manuseio e controle dos produtos são componentes importantes e essenciais do sistema logístico, pois seus custos envolvem elevada porcentagem dos custos totais logísticos de uma empresa. Estaremos focalizando as necessidades de controle de usos alternativos, bem como seus custos, do espaço físico necessário para armazenar materiais e produtos.

Uma questão importante para ser discutida: é conveniente para as organizações alocarem grandes espaços físicos para armazenagem e estocagem? Sabemos quão difícil é especificar a demanda com precisão e garantir que nossos fornecedores jamais atrasem em seus compromissos, fatores que acarretam problemas ao fato intrínseco existência de uma empresa, o cliente. Podemos, porém, minimizar esse espaço, para que nossos estoques sejam os menores possíveis, reduzindo-se assim os custos totais de armazenagem que envolve materiais, movimentação, equipamentos e pessoas.

Em razão desses intervenientes, os custos de armazenagem devem ser tratados em conjuntos com as variáveis que afetam os custos de produção/distribuição para obtermos o menor custo total logístico. Com isso, buscamos reduzir os custos produtivos, com melhor balanceamento da produção utilizando os estoques que absorvem as flutuações de demanda. Além desse fato, os estoques podem servir como redutor de custos de transportes, pois permite o uso de quantidades econômicas de transportes.

Muitas empresas, ainda, justificam a existência de um espaço físico para armazenagem relativamente grande e, por conseqüência, elevados estoques, com os argumentos de que: (a) são fortes redutores de custos de transportes e de produção; (b) auxiliam o marketing e o atendimento ao cliente; e (c) coordenam, mais facilmente, a área de suprimento. Muitas empresas, porém, nos dias atuais, estão evitando ou minimizando as necessidades de estoques, com a aplicação, evitando ou minimizando as necessidades de estoques, com a aplicaçnam, mais facilmente, a aruso de quantidades econ com êxito, da filosofia Just-In-Time. O JIT é o ajuste de suprimentos e demanda no tempo e na quantidade certa, ou seja, matéria-prima e produtos devem chegar ao momento justo em que são necessitados. Entretanto é de sua importância que a demanda por produtos acabados seja conhecida com alto grau de precisão e com fornecedores confiáveis a fim de obter um suprimento adequado à demanda. Não obstante, em que as empresas necessitam de materiais importados que exijam longos tempos de transportes, descontos em compra de grandes lotes, haverá necessidade de se estocar e armazéns para guardá-los.

Tendo-se a necessidade de espaço físico e materiais para serem armazenados, dimensionar e controlar esses estoques é uma atividade importante e até preocupante.

Estocar material inteligentemente

Atualmente, a maioria das empresas estão se empenhando em eliminar etapas dentro do processo de distribuição, no sistema logístico. Em verdade, estão buscando a redução dos estoques e, consequentemente, estocar menos material no sistema. Todo material que está em um canal de distribuição ou em um armazém resulta em custo ao sistema. E uma das ações que nos ajudam a reduzir os custos é através da utilização do cross-docking, em eu os produtos são descarregados dos caminhões que chegam e carregados diretamente nos caminhões que irão sair, sem necessidade de usar estoques.

Em primeiro lugar, ao focalizarmos um projeto de sistemas de estocagem de materiais eficientes e efetivos, devemos focalizar o projeto na redução da necessidade de estocar material. Em geral, a estocagem de materiais é fruto da falta de informações adequadas sobre as futuras necessidades do mercado. Até que ponto a variação nas futuras demandas é reduzida? Portanto, necessitamos prever quantidades excessivas de estocagem.

Quando não conseguimos ser capazes de eliminar a necessidade de estocagem de materiais, vem daí o pressuposto que “estocar menos é melhor”. Logisticamente, que menor quantidade estocada resulta em menor quantidade de dinheiro parado e em melhor gestão. A estocagem freqüente é resultante de desequilíbrios nas velocidades de fluxo de operações sucessivas. Por meio do balanceamento do fluxo da produção, o número de vezes em que ocorre a estocagem será reduzido.

Estocar menos freqüentemente é melhor. Grandes inventários significam grandes custos. Os elevados estoques de matérias-primas, materiais em processos e produtos acabados acrescentam custos operacionais ao produto e onerem terrivelmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com