TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenagem / Logística

Dissertações: Armazenagem / Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 3

Trataremos a seguir, atividades referentes a armazenagem, distribuição e transporte, de eletrodomésticos, tomando como exemplos principais, os refrigeradores, que são eletrodomésticos de ‘médio/grande’ porte.

Armazenagem

A armazenagem é feita geralmente em galpão, com equipamentos que possibilitem a movimentação dos produtos, sistema de localização dos produtos, espaço físico, baias de atracamento, mão de obra qualificada, etc.

Para se definir quais os melhores meios de armazenagem para os eletrodomésticos, devemos levar em consideração características como peso, tamanho, etc. Deve-se também observar as condições operacionais (quantidade dos produtos a armazenar por exemplo).

No caso dos refrigeradores, que são considerados eletrodomésticos pesados é utilizado na maioria das vezes sistema de paletização, a estante paletizada, permite uma alta selectividade visto que as paletes podem ser inseridas e retiradas individualmente pelas empilhadeiras. É compatível com a maior parte dos equipamentos de movimentação.

Distribuição

A distribuição em termos simples, o varejista compra os eletrodomésticos do fabricante em grandes quantidades e revende para o consumidor a um preço maior, obtendo assim, uma margem de lucro, desta forma, quem paga o produto ao fabricante é o consumidor.

Analisando de forma um pouco mais detalhada, verificamos o esquema sob outro aspecto. A distribuição funciona como órgãos interdependentes de forma a manter todo um ‘corpo’ em funcionamento. Os eletrodomésticos saem do depósito do fabricante, e vão para o centro de distribuição, do centro de distribuição, são encaminhados aos depósitos dos seus respectivos varejistas, e daí por diante, chegam ao consumidor final. Percorrendo um caminho simples, Fabricante, Varejista, Atacadista.

Transporte

O transporte refere-se ao movimento, das matérias-primas até ao produto final, entre as diferentes instalações da cadeia logística.

Existem seis transportes básicos que uma companhia pode optar:

Marítimo – Este tipo de transporte é o mais lento de todos os outros, no entanto é aquele que tem um custo menor. Está limitado ao uso entre localizações que possuam vias navegáveis e instalações como portos ou canais.

Ferroviário – Este tipo de transporte tem um custo baixo, mas também é lento. Este modelo está restrito a localizações que possuam linhas ferroviarias.

Pipelines – Este tipo de transporte é bastante eficiente, no entanto, está limitado a compostos liquidosou gases.

Rodoviários – Os caminhões são relativamente rápidos e flexíveis. Este tipo de transporte pode chegar a quase todo lado. O custo implicado é propenso a variações, devido à flutuação do custo do petróleo e às condições das estradas.

Aéreo – Os aviões são um transporte muito rápido e têm uma boa capacidade de reposta. É, também, o modo mais caro e está restrito à disponibilidade deinstalaçoes aereos portuarias.

O transporte electrônico é o modo de transporte mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com