TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Nas Feiras Ao Ar Livre: Paradigmas Para Construções De Mercados Populares Contemporâneos.

Exames: Arquitetura Nas Feiras Ao Ar Livre: Paradigmas Para Construções De Mercados Populares Contemporâneos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 5

Ainda é meio nebulosa a origem das feiras-livres nas grandes cidades, pois alguns especialistas afirmam que em 500 a.C. já se realizava essa atividade no Oriente Médio e, outros não menos estudiosos, dizem que essas atividades surgiram na Idade Média relacionadas às festividades religiosas.

É certo que, durante séculos, a religião andou de braços dados com o comércio, uma vez que a palavra "feria" (latim) significa "dia santo" ou "feriado". As pessoas se reuniam em lugares públicos a fim de venderem seus produtos artesanais e, a partir desse incremento, o poder público interveio a fim de disciplinar, fiscalizar e – claro – cobrar impostos.

Arquitetura nas feiras ao ar livre: paradigmas para construções de mercados populares contemporâneos.

Resumo

O presente trabalho apresenta como foco de interesse o entendimento e reconhecimento de arquiteturas nas feiras ao ar livre (feiras livres) que sirvam como paradigma para as transformações propostas nas requalificações, pelas quais estas feiras vêm passando. aqui, nomeamos tais lugares transformados de “mercados populares contemporâneos”. Busca-se comprovar a hipótese de que existe uma arquitetura que se dá na interrelação entre objeto e vida, animada pelo evento. porém, nas reformas, as estruturas antes móveis e transitórias são formalizadas em construções de alvenaria, como nos mercados, ou a partir da escolha de formas tipológicas, uniformizando os espaços de troca, como as coberturas em lonas tensionadas. Foi desenvolvida uma extensa pesquisa de campo por importantes feiras populares de vários estados brasileiros. entretanto, destacam-se, como estudos de caso, a Feira de são Joaquim em salvador, Bahia e o complexo do Ver- -o-peso em Belém do pará. destaca-se como característica fundamental para escolha das duas feiras como objetos de estudo da tese, a passagem pelo processo de requalificação. no mercado Ver-o-peso pude pesquisar as complexidades de um espaço que passou pelareforma. na Feira de são Joaquim, o que se destaca é a liminaridade de um momento de transição. desde 2006 são discutidas propostas de reformas entre sindicatos de Feirantes, governo e escritório de arquitetura. para metodologia, utilizamos a relação entre os estudos de arquitetura e de etnografia. assim, são aproveitados como condutores da pesquisa os exemplos bibliográficos de incursões a campo, assim como a observação direta, a análise e cruzamento de dados com entrevistas, levantamento bibliográfico e registros fotográficos. podemos afirmar e reconhecer as feiras, aqui investigadas, como espaços de constantes “performances sociais” que encenam, cotidianamente, inéditas e poderosas histórias. o que trago aqui então é um relato com fragmentos de minha participação em algumas destas “performances sociais”, uma imersão, um estar-na-feira.

INTRODUÇÃO

O abastecimento alimentar no Amazonas possui características particulares. A sazonalidade dos rios influencia diretamente o cultivo de várzea e a rede de comercialização que, aliado ao precário sistema de transporte fluvial, torna o abastecimento muito ruim? das cidades na Amazônia. As grandes feiras estão localizadas estrategicamente nas margens dos rios e são núcleos de atividades econômicas expressivas que absorvem considerável mão–de-obra e vem resistido à concorrência das grandes redes de supermercados no caso de Manaus. Atualmente, o abastecimento alimentar no estado do Amazonas depende da importação da maior parte dos itens alimentícios industrializados. A feira da Manaus Moderna, como é popularmente conhecida, se consolidou na década de 1990 como a mais importante feira de Manaus. O seu papel atual pode sofrer grandes modificações com as novas políticas em torno do abastecimento. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar a importância atual da Feira da Manaus Moderna no abastecimento de Manaus a partir da análise da abrangência de sua rede comercial em relação às demais feiras e mercados municipais de Manaus.

Para tanto, realizaram-se levantamento bibliográfico e documental e pesquisas de campo na Feira da Manaus Moderna para coleta de dados. Os trabalhos de campo foram realizados em vários dias e horários escolhidos de acordo com o movimento da feira onde se realizou entrevistas abertas com os feirantes, lideranças sindicais e funcionários do poder público municipal que atuam na administração da feira vinculados a Secretaria de Produção e Abastecimento de Manaus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com