TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normalização ao ar livre

Por:   •  15/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS

NORMALIZAÇÃO AO AR LIVRE

 Julia Clara;

 Karine Duarte;

 Victor Torres;

Primeiro Seminário Anual da disciplina de

 Principios de Metalurgia Física

CEFETMG –Campus Timóteo –

 Curso Técnico de Metalurgia

Timóteo, 20 de janeiro de 2015

NORMALIZAÇÃO AO AR LIVRE

Julia

Karine

Victor

Resumo

O ensaio metalográfica consiste em ensaios realizados em materiais metálicos, para caracterização de suas propriedades metalográfica. São realizados ensaios macro gráficos e micro gráficos, sendo o primeiro feito em peças geralmente soldadas para se ter uma noção da qualidade da solda ou termicamente tratadas, enquanto o segundo é feito para se determinar a microestrutura e a textura constituinte do metal.

Palavras-chave: Metalográfica; Ataque Químico; Dureza; Ensaio.

Abstract

The metallographic test consists of tests on metallic materials, to characterize their metallographic properties. Macrográficos and micrographic tests are conducted , the first being typically welded parts made ​​in order to have an idea of the quality of the weld or thermally treated , while the second is done to determine the microstructure and texture of the metal constituent .

Keywords: Metallography ; Chemical attack; hardness ; Assay.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

  1. Contribuição Técnica ao 1º Seminário Anual de disciplina de Princípios de Metalurgia Física (PMF) – CEFETMG- Campus Timóteo- Curso Técnico de Metalurgia, MG, 19 de janeiro de 2015.
  2. Julia Clara Bonfim, Aluna do Curso Técnico de Metalurgia, CEFETMG – Campus Timóteo.
  3. Karine Duarte Lage, Aluna do Curso Técnico de Metalurgia, CEFETMG – Campus Timóteo.
  4. Victor .... , Aluno do Curso Técnico de Metalurgia, CEFETMG – Campus Timóteo.
  5. Erriston Campos, Professor do Curso Técnico de Metalurgia, CEFETMG – Campus Timóteo.

Sumário

  1. Introdução

A observação metalográfica é um meio bastante poderoso para prever ou explicar as propriedades e o comportamento de uma peça metálica, já que permite conhecer a estrutura do material, os seus constituintes macroestrutura ou macroestruturais (fases), bem como a morfologia e a distribuição destes.

O controle de um produto metalúrgico que pode ser estrutural e dimensional através do ensaio metalográfico que procura relacionar a estrutura intima do material com suas propriedades físicas, com o processo de fabricação, com o desempenho de suas funções e outros. Pode ser:

         Macro gráfico: Que examina o aspecto de uma superfície após devidamente polida e atacada por um reagente adequado. Por seu intermédio tem-se uma ideia do conjunto, referente á homogeneidade do material, a distribuição e natureza das falhas, impureza e ao processo de fabricação.         

        Micro gráfico: Consiste no estudo dos produtos metalúrgicos, com o.

Auxilio do microscópio, onde se pode observar e identificar a granulação do material, a natureza, a forma, a quantidade, e a distribuição dos diversos constituintes ou de certas inclusões.  

2.0 Normalizações ao ar livre

É um tipo de tratamento térmico cujo aço é aquecimento a uma temperatura acima da zona crítica, seguindo de resfriamento no ar.

A normalização visa refinar a granulação grosseira de peças de aço fundido. Frequentemente, e com o mesmo objetivo, esse tipo de tratamento térmico é aplicado em peças depois de laminadas ou forjadas, além ainda de ser usada como tratamento preliminar à têmpera e ao revenido, justamente para produzir estrutura mais uniforme do que a obtida por laminação.

[pic 1]

2.1 O processo

A normalização do aço (fig. 2) é realizada por meio do aquecimento a aproximadamente 40 ºC acima da temperatura critica superior (Ac3 ou Acm) seguido do resfriamento a ar à temperatura ambiente. A normalização é geralmente considerada sob um ponto de vista térmico e micro estrutural. Em termos térmicos, esse tratamento térmico é a austenitização seguida de um resfriamento relativamente lento. Em termos microestruturais, as áreas da microestrutura que contêm cerca de 0,80% de carbono são perítricas, enquanto áreas de baixo carbono são ferríticas.

[pic 2]

– processo de Normalização

2.2 Constituintes

Os constituintes que se obtém na normalização são ferrita e perlita fina ou cementita e perlita fina. Eventualmente, dependendo do tipo de aço, pode-se obter a bainita.

 2.3 Encharque

Os períodos de encharque em temperatura para a normalização são geralmente de uma hora por polegada de área de seção transversal, mas não menos de duas horas à temperatura.

2.4 Objetivos

O processo de normalização proporciona dureza e resistência aos componentes de ferro e de aço. Além disso, ajuda a reduzir tensões internas induzidas por operações como forjamento, fundição, usinagem, estampagem ou soldagem. Também melhora a homogeneidade micro estrutural e a resposta a tratamentos térmicos (por exemplo, recozimento ou têmpera) e a estabilidade ao proporcionar uma “memória térmica” para os processos com menor temperatura subsequentes.

A normalização é tipicamente executada a fim de:

  • melhorar a usinabilidade;
  • melhorar a estabilidade dimensional;
  • Modificar e/ou refinar a estrutura de grãos;
  • Produzir uma microestrutura homogênea;
  • Melhorar a ductilidade;
  • Proporcionar uma resposta mais consistente quando da têmpera ou têmpera superficial
  • .
    2.5 Diferencial

De maneira um pouco diferente que os demais tratamentos térmicos, a normalização tem seus objetivos focados mais na microestrutura que nas propriedades mecânicas. Como seu próprio nome sugere, ele é um tratamento usado para “normalizar”, ou seja, uniformizar.

2.6 Normalizações X Recozimento pleno

A principal diferença entre os tratamentos de recozimento pleno e normalização é que as peças tratadas em recozimento pleno apresentam ductilidade e usinabilidade homogêneas em todas as regiões, já que a peça toda fica exposta ao ciclo de resfriamento. Já no caso da peça normalizada, a velocidade de resfriamento não é uniforme. Como a velocidade de resfriamento é heterogênea, a microestrutura e as propriedades também são.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (739.9 Kb)   docx (865.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com