TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura do software do sistema

Seminário: Arquitetura do software do sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Seminário  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 3

A arquitetura de software de um sistema consiste na definição dos componentes de software, suas propriedades externas, e seus relacionamentos com outros softwares. O termo também se refere à documentação da arquitetura de software do sistema. A documentação da arquitetura do software facilita: a comunicação entre os stakeholders, registra as decisões iniciais acerca do projeto de alto-nível, e permite o reúso do projeto dos componentes e padrões entre projetos.

Índice [esconder]

1 Introdução

2 História

3 Descrevendo arquiteturas

3.1 Linguagem de descrição de arquitetura

3.2 Visões

3.3 Padrões de arquitetura

4 Exemplos de arquitetura

5 Notas e Referências

6 Ver também

7 Ligações externas

Introdução[editar]

O campo da ciência da computação tem lidado com problemas associados, como a complexidade da informação, desde sua criação.1 Os primeiros problemas de complexidade foram resolvidos pelos desenvolvedores através da escolha da estrutura de dados, do desenvolvimento de algoritmos e pela aplicação de conceitos de separação de escopos. Embora o termo arquitetura de software seja relativamente novo na indústria, os princípios fundamentais deste campo vêm sendo aplicados esporadicamente pela engenharia de software desde o início dos anos 80. As primeiras tentativas de capturar e explicar a arquitetura de software do sistema foram imprecisas e desorganizadas – freqüentemente caracterizadas por um conjunto de diagramas.2 Durante o decorrer da década de 90 houve um esforço concentrado para definir e codificar os aspectos fundamentais desta disciplina. Inicialmente um conjunto de padrões de projeto, estilo, melhores práticas, descrição de linguagens, e lógica formal foram desenvolvidas durante este período.

A disciplina de arquitetura de software é centrada na idéia da redução da complexidade através da abstração e separação de interesses. O glossário do site oficial SOFTWARE ENGINEERING INSTITUTE (Instituto de Engenharia de Software) 3 descreve que arquitetura de software é a estrutura ou estruturas de um sistema, com todos os elementos de software vendo e tendo suas propriedades vistas por todos os outros elementos e relacionamentos.

Sendo a arquitetura de sistema uma disciplina em maturação, sem regras claras, a ação do arquiteto é ainda uma composição de arte e ciência. Os aspectos de arte da arquitetura de software são devidos ao fato que os sistemas de software comerciais suportam alguns aspectos de um negócio ou missão. Assim como o direcionamento de negócio chave para o suporte os sistemas são descritos nos cenários como requisitos não-funcionais de sistema, também conhecidos como atributos de qualidade, que determinam como um sistema irá se comportar.4 Cada sistema é único devido à natureza do negócio que ele suporta, tal que o nível dos atributos de qualidade exigidos de um sistema como compatibilidade, extensibilidade, confiabilidade, manutenabilidade, disponibilidade, segurança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com