TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura do sistema de informação

Seminário: Arquitetura do sistema de informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

A Arquitetura de um Sistema de Informação

Em definição feita pela a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o IBRACON (Instituto Brasileiro de Contadores) “A Contabilidade é, objetivamente, um Sistema de Informação e Avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação a entidade objeto de contabilização. Os objetivos da contabilidade, pois, devem ser aderentes, de alguma forma explicita ou implícita, aquilo que o usuário considera como elementos importantes para seu processo decisório.”

Uma informação contábil deve atender primeiramente a dois pontos básicos para que seja de real validade no processo.

• A sua necessidade como informação

• E seu planejamento e controle

A informação deve ser tratada como qualquer outro produto e como ela é necessária no processo é fundamental que ela também seja útil. E nos os contadores gerenciais devemos construir esta mercadoria com qualidade e preços competitivos, já que as informações são de extrema necessidade para o gerenciamento dos negócios.

A necessidade da informação é criada por seus consumidores, pois estas informações devem ser construídas para atender os consumidores e não para atender nos contadores ou atender os donos da empresa. O papel do contador é fazer com que a informação que está em seu sistema seja elaborada para atender as necessidades de outros setores.

É fundamental para que um sistema de informação contábil seja útil dentro da empresa que ele tenha o apoio da alta administração da empresa e que a alta cúpula da empresa também esteja envolvida, pois assim teremos tranquilidade para desenvolver e manter um sistema de informação competente. Digamos que com a retaguarda da alta administração e da alta cúpula o sistema de informação conseguirá atender toda a empresa, pois uma vez que ele for assimilado pela alta administração todos os demais setores da empresa estarão recebendo esta munição e utilizaram o mesmo sistema de informação. Se o conceito de utilidade e necessidade da informação não forem rotina na empresa é tarefa do contador fazer com que passe a se tornar rotina e fazer crescer esta mentalidade gerencial, para que o contador faça isso é necessários apenas o alto conhecimento da Ciência Contábil e de seu papel informativo-gerencial.

Fundamentos de um Sistema de Informação Contábil

São três os fundamentais pontos para que um Sistema de informação contábil funcione dentro de uma empresa, são eles a operacionalidade, integração e custos da informação.

A Operacionalidade é aonde as informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional, de forma com que todos que utilizarem esta informação devam saber que estão utilizando dados reais, significativos, práticos e objetivos, pois só assim conseguiremos utilizar a informação como um todo, para isso podemos contar com alguns sinais de operacionalidade como relatórios criados de acordo com a necessidade de cada usuário, relatórios com informações de fácil entendimento para todos os usuários que utilizam as informações e informações que não deixem duvida alguma.

Já a parte de integração e navegabilidade dos dados se constituem em basicamente fazer com que as informações cheguem aos setores que necessitam desta informação, pois a partir do momento que um dado é coletado este devera ser utilizado por todos os seguimentos do sistema e deve haver um modo simplificado de encontrar a as informações, pois os dados deveram constar no sistema com uma só forma.

O custo da informação é baseado na relação custo beneficio para a empresa, pois partindo da ideia que se a informação custar mais do que o for eficaz passa a se tornar fora de mão para a empresa e com a incorporação definitiva dos recursos macro e microinformática na administração de cada empresa, acreditasse que todas as empresas sendo elas de grande ou de pequeno porte teriam condições de manter um sistema contábil de informação, só caberia ao contador faze-lo gerenciar.

Abrangência do Sistema de Informação

Necessariamente um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com