TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Art Nouveu

Dissertações: Art Nouveu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Definição

Estilo artístico que se desenvolve entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) na Europa e nos Estados Unidos, espalhando-se para o resto do mundo, e que interessa mais de perto às Artes Aplicadas: arquitetura, artes decorativas, design, artes gráficas, mobiliário e outras. O termo tem origem na galeria parisiense L'Art Nouveau, aberta em 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing. O projeto de redecoração da casa de Bing por arquitetos e designers modernos é apresentado na Exposição Universal de Paris de 1900, Art Nouveau Bing, conferindo visibilidade e reconhecimento internacional ao movimento. A designação modern style, amplamente utilizada na França, reflete as raízes inglesas do novo estilo ornamental. O movimento social e estético inglês Arts and Crafts, liderado por William Morris (1834 - 1896), está nas origens do art nouveau ao atenuar as fronteiras entre belas-artes e artesanato pela valorização dos ofícios e trabalhos manuais, e pela recuperação do ideal de produção coletiva, segundo o modelo das guildas medievais. O art nouveau dialoga mais decididamente com a produção industrial em série. Os novos materiais do mundo moderno são amplamente utilizados (o ferro, o vidro e o cimento), assim como são valorizadas a lógica e a racionalidade das ciências e da engenharia. Nesse sentido, o estilo acompanha de perto os rastros da industrialização e o fortalecimento da burguesia.

Arte Nouveau

Arte Nouveau, é uma nova arte do século XIX, surgiu na França e espalhou-se entre outros países do mundo, assim chegando ao Brasil.

É o um movimento com foco em design, seu estilo é valorizar a estética da arquitetura, nesta época o único objetivos dos trabalhos realizados eram artistas e arquitetos.

Seu estilo atingiu muitos setores artísticos, arquitetura artes gráficas, artes imobiliárias entre outras, e permaneceu até o fim de 1920.

Sua principais características são, conhecimentos físicos e matemáticos, utilização de materiais como madeiras, vidros e cimentos, valorização lógica e conhecimento racional, valorizam matérias ligadas a natureza como: plantas, arvores e animais, ilustrações e pinturas femininas, cores com tonalidades frias nas pinturas.

Sua comunicação caminhava com muita rapidez, e surgiam assim muitas ideias, o movimento decorativo destacava – se em mosaicos, luminárias, esculturas, joias e móveis com muitas curvas e tons e cores frias assim presando a originalidade da arte.

No Brasil a Art Nouveau começou no século XX, utilizavam como pintura decorativa e na arquitetura brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com