TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Recreação E Lazer

Trabalho Universitário: Arte Recreação E Lazer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

A criança e linguagem Pictória

Com sua enorme capacidade que possui de ligar o intelectual com o emocional, o ser humano se distingue para construir significados pelas diferente linguagens em uma rede afetiva e social. Na faixa etária de 2 a 7 anos, que a criança passa a adquirir a capacidade de imaginação, sendo capaz de representar, liberando o contexto de espaço temporal, e conquistando gradativamente e progressivamente possibilidades de imaginar e voltar a realidade num piscar dos olhos sem ficar presa na imaginação.

É muito comum encontrarmos crianças quietas, de pouca fala ou até mesmo agressivas, pois muitas vezes e mais fácil para as crianças expressarem seus sentimentos através de um desenho, pois assim se sentem mais confortáveis para expressar suas tristezas, alegrias, dores e traumas. Seus sentimentos ficam expostos de uma maneira que talvez verbalmente não conseguissem se expressar ou até por receio de um adulto não conseguir interpretar da forma correta.

O desenho não serve apenas para as crianças poderem se expressar , mas também torna-se aliado e fazer uso do lúdico de forma espontânea, prazerosa e sincera.

Bachelard afirma que, “ a imaginação é um aliado psicológico cuja função é a de promover a necessária experiência da abertura psíquica”, fazendo a reconstrução do conhecimento. Para as crianças, verbalizar através do desenho é bem mais fácil, sem contar que a fala através do desenho não vai sofrer qualquer tipo de desaprovação.

Piaget defende a condição de possibilidade, para evocar o conhecimento que a criança sintetiza de sua historia de ação. Trabalhando a função simiótica, coordenação das ações sensórias motoras, constituição lógica de imitar, jogar e imaginar, interpretar e representar o mundo a sua volta, seja desenhando, pintando, falando, jogando e modelando.

Cada rabisco as crianças vão expressando seus sentimentos cada um de sua forma única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com