TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Rupestre No Brasil

Dissertações: Arte Rupestre No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 2

A Arte Rupestre no Brasil

O que é atualmente o território brasileiro está repleto de testemunhos arqueológicos que guardam importan¬tes evidências da história da colonização humana em nosso continente. São os sítios arqueológicos com vestígios dos caçadores que iniciaram a ocupação da América do Sul, os monumentais sambaquis do litoral, as inúmeras aldeias de grupos ceramistas dispersas por todo o país que contêm informações sobre o passado do que é hoje o território brasileiro e a diversidade cultural que foi, passo a passo, aqui se instalando. Um tipo especial de manifestação, em decorrência de seu apelo estético, destaca-se entre as demais. São as pin¬turas e gravuras que foram feitas nas paredes de grutas, abrigos, blocos, lajes e costões por diferentes grupos sociais, em vários períodos. Caçadores, pescadores e horticultores deixaram belas marcas de sua presença; já no Brasil Colônia tanto os europeus expressaram suas crenças religiosas nesses suportes como os africanos e seus descendentes mantiveram a forte tradição existen¬te em seu continente, deixando suas próprias sinala¬ções. Mais recentemente, o comércio e a política tam¬bém divulgaram mensagens nos morros, garantindo alta visibilidade para seus reclames. Atualmente, no espaço urbano, grupos de jovens grafitam suas marcas e quadrilhas de traficantes assinalam sua presença em muros e prédios. São sinalações que transmitem men¬sagens pertinentes ao grupo que as realizou e a seus contemporâneos. Muitas vezes, esses grafismos fazem referência ao território, às práticas e às condutas de seus autores, bem como indicam locais importantes e de forte apelo emocional. O hábito de perpetuar mensa¬gens em pedras e paredões tem longa duração e dife¬rentes significados.

Este livro enfoca os grafismos pré-históricos que, na medida do possível, serão correlacionados a outros aspectos da vida cotidiana dos grupos que os confec¬cionaram. Apresentarei, inicialmente, uma breve dis¬cussão sobre a arte em sociedades ditas "simples". Depois, um histórico das pesquisas realizadas no Brasil. Caracterizarei as principais tradições arqueológicas de grafismos, tanto no espaço como no tempo, e apresen¬tarei as principais descobertas e os estudos mais inte¬ressantes sobre o tema.

Arte rupestre não tinha sido, até então, um tema de meu interesse científico, mas sempre me fascinaram a beleza, todo o trabalho envolvido na confecção de sinalações, a diversidade e a perenidade dessas marcas. Escrevo com a viva lembrança da primeira vez que vi um painel com pinturas. Integrava uma equipe de estagiários do Museu Nacional que realizava prospec¬ções no interior da Bahia, e nenhum de nós havia visto pinturas rupestres. Ao me deparar pela primeira vez com o lindo painel repleto de figuras em vermelho que configura a "Pedra Escrita", a realidade superou minha imaginação. Não podia imaginar que no Brasil existis¬sem pinturas mais bonitas que as de Lascaux e Altamira e é com prazer que apresento a diversidade e a beleza dos grafismos rupestres brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com