TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Rupestre

Casos: Arte Rupestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 2

Exercício de Leitura de Imagem

Bisonte, Caverna de Altamira, Espanha

Leitura de Imagem

I. Descrição da Obra

O bisonte desenhado na Caverna de Altamira trata-se de uma pintura naturalista, de forma realista e com grande dimensão em seu volume, essa Pintura Mural tem como tema as crenças em magias (superstições), utilizadas em relatos do cotidiano, desejavam, idealizavam o que pintavam.

II. Conteúdo Narrativo

Acredita-se que suas pinturas relatavam expectativas ou feitas de suas caçadas e sua sobrevivência, ou seja, os homens do período Paleolítico Superior acreditavam na magia; uma vez que pintasse o seu desejo (exemplo: bisão significa caça, alimento, sobrevivência), suas chances de sucesso nesse feito estariam amplificadas, “ato de crença”.

III. Análise Biográfica da Obra e do Autor

A localização do conjunto de cavernas de Altamira situasse na Espanha, no município de Santillna de Mar, Cantábriacom apenas 270 metros de comprimento, realizada no período Paleolítico Superior entre 15.000 e 12.000 anos a.C. .Materiais utilizados como carvão vegetal, ocre (argila), hermatite (fragmento de rocha com variação de cores, como marrom e vermelho), água como solvente, nos revelam pinturas com a sua grandeza de detalhes, especulações indicam o uso de gordura animal, sangue e excrementos como materiais também utilizados.

Sua descoberta ocorreu em 1868, pelo caçador Modesto Cubillasem e em 1985 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

IV. Conteúdo Interpretativo pessoal da Obra

Essas pinturas rupestres eram muito realistas, ao meu ponto de vista, impressionantes, devido a sua preservação e riqueza de detalhes, principalmente contrastes entre claro e escuro, e ainda a capacidade de memória fotográfica do homem primitivo. Acredito que ainda hoje, possuímos características semelhantes, pois possuímos desejos, vontades e idealizações e muitas vezes isso esta representado em pinturas, auditores, comerciais. Sempre desejamos algo, que facilite nossa vivencia.

BIBLIOGRAFIA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caverna_de_Altamira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com