TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sítios Arqueológicos - Arte Rupestre

Monografias: Sítios Arqueológicos - Arte Rupestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  610 Visualizações

Sítio Arqueológico Serra da Capivara

O Sítio Arqueológico Serra da Capivara está localizado no sudeste do estado do Piauí, ocupando uma área de 129.140 hectares. A Fundação Museu do Homem Americano é a instituição responsável pela manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara.

Existem na região 737 sítios arqueológicos catalogados, neles foram encontrados esqueletos humanos, pinturas rupestres com cerca de 30.000 figuras coloridas – com cenas da pré-história de caça, animais, sexo, dança, parto e outras.

Podem ser vistos as Pinturas Rupestres de mais de 9 mil anos, Pedaços de cerâmicas, Fogueiras datadas com mais de 50 mil anos, além da bela paisagem natural do Parque.

O clima da região é Semi-árido, localizado entre as formações geológicas da bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco. O Relevo é composto por serras, vales e planícies, situadas na Caatinga (domínio Morfoclimático do Brasil ameaçado pelas ações do homem). No parque além dos tesouros arqueológicos, a flora e a fauna específicas também são de suma importância..

As pinturas Rupestres são um dos achados mais importantes da pré-história. Neles os homens primitivos desenhavam nas paredes dos abrigos (casa, acampamento, local de enterramentos) sua tradição oral. Através delas é possível conhecer quais os costumes, hábitos e vida na pré-história.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com