TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes

Pesquisas Acadêmicas: Artes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A higiene e segurança no trabalho e fundamental para o sucesso empresarial, contribuindo para a redução de ausências causadas por acidentes e aumentando a produtividade dos colaboradores.

Os gestores de recursos humanos têm de enfrentar esse desafio no dia a dia das empresas embora essa responsabilidade não seja só deles. Desenvolver programas de prevenção de segurança e higiene no trabalho precisa de um conhecimento técnico apropriado, e muitas empresas ainda não disponibilizam desse profissional e nem de ferramentas adequadas pra estarem preparadas pra dar uma condição de trabalho descente para seus colaboradores. Dentro da gestão de recursos humanos, a higiene dos trabalhadores dialoga diretamente com a segurança do ambiente corporativo. A higiene é fundamental para que as melhores condições entre as pessoas, e com o próprio ambiente, sejam garantidas. Também conhecida como higiene ocupacional, a higiene no trabalho é uma medida cada vez mais presente em empresas dos mais variados segmentos de atuação. Um bom exemplo da relação entre higiene e segurança no trabalho é a análise do próprio ambiente. Neste caso, é preciso analisar e apontar potenciais riscos à saúde do trabalhador, assim como se for necessário, determinar o risco de periculosidade. Um ambiente limpo, organizado e com as condições ideais de higiene pode prevenir doenças e garantir maior produtividade. Por isso, investir em políticas de higiene é tão importante quanto em questões de segurança e na compra de equipamentos de proteção individual.

Vale destacar que a ausência de doenças não é suficiente para um ambiente ser considerado saudável, visto que a própria a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que uma pessoa saudável é aquela em pleno estado de bem-estar físico, social e mental. Aplicando esse conceito dentro da empresa, é de vital importância que o trabalhador sinta-se bem durante toda a jornada de trabalho, o que leva em conta não apenas a higiene, como as condições mentais e físicas.

Higiene e segurança no trabalho

A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

A higiene do trabalho está ligada ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Ela tem caráter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho. Envolve, também, estudo e controle das condições de trabalho.

A iluminação, a temperatura e o ruído fazem parte das condições ambientais de trabalho. Uma má iluminação, por exemplo, causa fadiga à visão, afeta o sistema nervoso, contribui para a má qualidade do trabalho podendo, inclusive, prejudicar o desempenho dos funcionários. A falta de uma boa iluminação também pode ser considerada responsável por uma razoável parcela dos acidentes que ocorrem nas organizações. Envolvem riscos os trabalhos noturnos ou turnos, temperaturas extremas que geram desde fadiga crônica até incapacidade de trabalhar em perfeitas conndições.

Um ambiente de trabalho com temperatura e umidade inadequadas é considerado doentio. Por isso, o funcionário deve usar roupas adequadas para se proteger do que enfrenta no dia-a-dia corporativo. O mesmo ocorre com a umidade. Já o ruído provoca perca da audição e quanto maior o tempo de exposição a ele maior o grau da perda da capacidade auditiva. A segurança do trabalho implica no uso de equipamentos adequados para evitar lesões ou possíveis perdas.

É preciso, conscientizar os funcionários da importância do uso de luvas, máscaras e roupas adequadas para o ambiente em que eles atuam. Fazendo essa ação específica, a organização está mostrando reconhecimento ao trabalho do funcionário e contribuindo para sua melhoria da qualidade de vida. Ao invés de obrigar os funcionários a usarem, é melhor realizar esse tipo de trabalho de conscientização, pois o retorno será bem mais positivo.

Na segurança do trabalho também é importante que a empresa forneça máquinas adequadas, em perfeito estado de uso e de preferência com um sistema de travas de segurança. É fundamental que as empresas treinem os funcionários e os alertem em relação aos riscos que máquinas podem significar no dia-a-dia. Caso algum funcionário apresente algum problema de saúde mais tarde ou sofra algum acidente, a responsabilidade será toda da empresa por não ter obrigado o funcionário a seguir os procedimentos adequados de segurança. Caso o funcionário se recuse a usar os equipamentos que o protegerão de possíveis acidentes, a organização poderá demiti-lo por justa causa.

É preciso mudar os hábitos e as condições de trabalho para que a higiene e a segurança no ambiente de trabalho se tornem satisfatórios. Nessas mudanças se faz necessário resgatar o valor humano. Nesse contexto, a necessidade de reconhecimento pode ser frustrada pela organização quando ela não valoriza o desempenho. Por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com