TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes

Monografias: Artes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 9

ARTIGO - BIOTIPOS CORPORAIS MASCULINOS

Afinal de contas, qual o seu biótipo corporal? Qual deve ser o seu treino levando-se em conta o seu biótipo? Como identificam qual deve ser sua alimentação? Deve fazer aeróbico ou não? Estas e outras questões tentarão responder a partir de agora.

Biótipo pode ser definido como o FORMATO DE NOSSO CORPO, o tipo físico que é influenciado pela genética, modificado pelo treino, alimentação e hábitos e transformado quase que por completo, com o uso de hormônios esteróides ou radicalizados em transformações transexuais.

Desde já deixamos claro que não existe, ou melhor, dizendo são raramente encontrados os biótipos puros, ainda mais no Brasil, onde fomos misturados com todas as raças, ou seja, se você é endomorfo pode ter partes ou características corporais dos outros biótipos e até se transformar por completo com uma alimentação inadequada e virar um obeso ou um raquítico.

Em 1940, Dr. William H. Sheldon, um psicólogo americano, realizou um estudo de mais de 4000 fotografias e entrevistas e desenvolveu uma classificação para os tipos de corpos humanos, chamada SOMATOTIPOS, esta classificação difere cada biotipo pela estrutura músculo-esquelético e pela facilidade ou não de acumular gordura, tendo assim, identificado 3 principais tipos básicos:

ECTOMORFO – É o tipo ALTO E MAGRO, estilo Anderson Silva ou aquele seu brother da sala ou da academia que se mata, come feito um animal, mas não ganha massa muscular ou corpo legal como os outros. Possuem uma estrutura óssea leve, com articulações pequenas, pernas e braços longos, ombros caídos e pouco músculo. Tem metabolismo elevado e tem dificuldade para ganhar peso e volume muscular, outro exemplo as modelos de passarela ou os nadadores olímpicos. Normalmente são pessoas sensíveis, podem sentir mais frio do que o normal devido ao baixo percentual de gordura, quando treinam atingem ótima definição muscular mas com pouca massa, demora pra cansar, um exemplo clássico seria BRAD PITT pros homens em TRÓIA e GISELE BUNDCHEN para as mulheres antes da gravidez, pois nunca mais vimos ela, nem sabemos como ela está, mas deve está bem novamente.

MESOMORFO – É o tipo FORTE E ENCORPADO, aquele que todo mundo admira quando chega na academia, que tem um bração com mais de 40cm, pernas grossas, são mais pré-dispostos a ganhar massa muscular, geralmente têm visual mais atlético, boa postura e são simétricos (ou seja, tudo equilibrado, bíceps com antebraço com trícpes, peitos e costas etc). Possuem uma estrutura óssea larga e articulações médias, também possuem um baixo nível de gordura corporal, como exemplo tempos os fisiculturistas em geral, algumas dançarinas de funk, de pagode etc. Melhor biotipo para marombeiros. Um exemplo clássico é ARNOLD SCHWARZENEGGER, precisa dizer mais alguma coisa? Não.

ENDOMORFO – É o gordinho, aquele seu brother gente fina, que vive tirando sarro de tudo, curtindo com a cara de todos, sempre de bem com a vida, pelo menos todos os nossos amigos gordos são assim não sei o de vocês. Possuem tendência maior ao acúmulo de gordura, por terem metabolismo mais lento, as formas são arredondadas, abdômen saliente e braço e pernas proporcionalmente curtos, tem uma estrutura óssea mais larga e articulações médias ou grandes e o pior, baixa definição muscular oou quase nenhuma, enfim, seu amigo gordo.

TREINOS PARA CADA BIOTIPO

ECTOMORFO – Passe longe da esteira ou bicicleta, mesmo que goste, mas esqueça isso por uns tempos, treine com pesos progressivos (aumentando a carga a cada série), aumentando a carga a cada semana, nunca deixe a mesma carga e sempre aumente quando possível, faça sempre a fase concêntrica RÁPIDA e a excêntrica LENTA, ou seja, por exemplo, no supino, quando for levantar a barra faça com explosão (assim trabalha as fibras vermelhas e ganha força), quando baixar o peso em direção ao peito, faça lento o mais controlado possível (assim trabalha as fibras brancas) e o resultado é você ganhar mais volume e força, não faça muitos exercícios durante os treinos, faça sempre no máximo 4 séries para grupamentos musculares grandes e no máximo 3 pros pequenos, ou seja, se você é burro e não entendeu, quando for treinar peito, você faz SUPINO INCLINADO, CRUCIFIXO, CROSS OVER e NO MÁXIMO OUTRO SUPINO (pode ser o reto pra dizer que vc pega peso), daí quando for fazer bíceps, você faz ROSCA DIRETA, SCOTT e MARTELO e pronto, vai pra casa, mas antes toma um shake de proteinas, vê se gasta um pouco da mesada pra comprar coisa boa ao invés de tentar usar o que seu amigo frango usa.

MESOMORFO – Aí é tudo mais fácil, abuse de DROPSETS, SUPERSETS, PIRÂMIDES etc, ou seja, tudo que dobre seu trabalho, pois vai crescer mais rápido, em fase de definição use esteira não mais que 10 minutos, tá bom demais, todos os dias, use CIRCUITOS DE TREINAMENTO com pesos, separe os grupos musculares e faça uma série completa em circuito, no outro dia você faz a parte posterior, suplemente com suplementos básicos, não gaste dinheiro a toa pois seu corpo já é bem dotado, use Whey não pode faltar e BCAA com Glutamina e só, o resto a alimentação e sua genética fazem por você.

ENDOMORFO – Ai muda tudo, faça tudo diferente dos outros biótipos, esteira todos os dias 20 minutos, não se mate também não, treine com pesos SIM, agora carga moderada velocidade constante na concêntrica e na excêntrica, pros burros, na subida e na descida, suplementação por enquanto só café ou derivados de cafeína, não entre na onda dos TERMOGÊNICOS não, esquece esta merda, oXYELITE minha caceta, é veneno, não use, mude sua alimentação diárias, ingira menos carboidratos e quando ingerir use os bons carbos de baixo IG (procura no google o que é, pois agora não vou explicar não), use mais proteina do que carboidratos, assim vc cria um défict no corpo e o corpo vai usar sua gordura como energia, resultado você emagrece. Passe longe de fast foods de besteiras e guloseimas, pelo menos na fase de perda de gordura, pois depois que seu metabolismo acelerar, você vai poder voltar a comer (MODERADAMENTE) seu animal. Entendeu? Ah sim, se puder fazer duas fases de aeróbico melhor, por exemplo, de manhã em jejun ande ou corra APENAS NO MÁXIMO 30 minutos e a noite na academia e na esteira faça mais 20 minutos, MAS, não faça 50 minutos simultâneos não, pois só vai sobrecarregar seu corpo e a queima para depois de 20 minutos ou seja, vê se lê um pouco e aprende.

ALIMENTAÇÃO

ECTOMORFO – Raízes tem que ser parte de sua dieta diária, claras de ovos, fibras, coma de 3 em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com