TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes Cratividade

Pesquisas Acadêmicas: Artes Cratividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 12

Acreditamos que estes modelos vivenciados pelos integrantes do nosso grupo, favoreceram o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos, pois desenvolveram em nós, a parte intelectual, capacidade de pensar e transmitir o pensamento, comunicação entre mães e filhos, cooperação, além do divertimento.

A infância é uma época de descobertas, aventuras e magia para as crianças.

É nesta fase, durante a educação infantil, que elas terão seus primeiros contatos com as linguagens da arte, portanto, cabe a nós como professores, valorizar os conhecimentos e a criatividade que elas trazem para a sala de aula e compreender a importância existente no ato de elas explorarem, pesquisarem e criarem coisas novas. O que realmente importa a elas é o brincar aprendendo, é esperar curiosamente pelo inesperado, estar envolvida com o lúdico e com a possibilidade de sonhar, pois assim ela aprende se sentindo mais realizada e feliz.

Devemos trabalhar a arte como contribuição para a construção do conhecimento sensível da criança, contribuindo também para o olhar desta, ajudando a ampliar suas leituras de mundo. O professor deve propiciar ao aluno um ambiente de aprendizagem, ajudando a ampliar suas leituras de mundo.

As crianças sentem prazer em desenhar, pintar, rabiscar, cortar e criar, é assim que elas se expressam, utilizando sua imaginação para inventar ou transformar desenhos, criando o novo, o inusitado, o novo, o diferente. As crianças revelam-se por meio de manifestações expressivas, cabendo aos professores oportunizar a elas, momentos de criação, compreensão, imaginação e ressignificação. É fundamental que o professor observe os limites da criança na arte de desenhar e compreenda também a importância de a criança criar seu desenho e titulá-lo livremente, sem se basear em modelos pré-determinados, evitando assim, que estes modelos prontos interfiram no imaginário da criança.

É de extrema importância que o professor disponibilize materiais diversos como: argila, papel, isopor, tinta, sucata e deixe que ela descubra as diversas utilidades que eles têm, tendo liberdade para inventar coisas que para o professor muitas vezes não tem significado, mas que para a criança faz muito sentido. O professor tem que fazer parte do processo de descoberta da criança, desprezando os estereótipos e abrindo a mente para novas ideias e novos materiais, não só entendendo, mas vivenciando as linguagens da arte com a criança.

Como o grupo chegou à conclusão de que é necessário começar a educar o olhar da criança desde a educação infantil, possibilitando atividades de leitura para que além do fascínio das cores, formas e ritmos, ela possa compreender a analisar como a linguagem visual se estrutura, podendo assim, pensar criticamente sobre as imagens.

Acreditamos que a escola deve ir além das vivências artísticas com as quais está acostumada, devendo ajudar a criança a conhecer outras épocas históricas, outras culturas, outras formas de expressão, cabendo a nós, como professores, fazer com que a criança compreenda o mundo em que está inserida, situando-a em diferentes contextos socioculturais.

QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

Arte é a expressão da vida, que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. A Arte favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. Criando, o indivíduo torna-se mais seguro dos seus potenciais e conscientes dos seus limites, tornando-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas.

A Arte protagoniza as mudanças sociais e o processo de construção da sociedade. Na Educação, ela forma um cidadão consciente, crítico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive. A ação educativa da Arte, tem como objetivo, a preparação do jovem para a vida plena da cidadania, buscando a formação de cidadãos que possam intervir na realidade, podendo ser considerada como um instrumento de transformação social.

O uso da Arte na Educação aponta para um cenário em que as respostas moldadas e impermeáveis não podem mais ser seguidas por pontos finais. Devem sim, serem levadas para “seres humanos pensantes”, que possam reconstruí-las e adaptá-las às suas realidades e às suas necessidades. A Arte na Educação, busca a intensificação do interesse por novas criações, pela reflexão e pelo desenvolvimento de uma capacidade crítica, visando a formação de sujeitos ativos e autênticos. É exatamente neste sentido que a Arte na Educação atua como veículo de transformação e um canal para o vislumbre de novas possibilidades, novos horizontes.

O aluno deve ser trabalhado na sua totalidade: corpo mente e espírito, pois através deste processo, ele automaticamente vê a razão sob uma nova ética. Na verdade, a inserção da Arte na Educação, propõe uma releitura integral e profunda do processo de aprendizagem, e não apenas de forma verborrágica.

Educar com Arte, significa educar através do contato com o outro, do despertar dos sentimentos e da troca.

É importante ressaltar, que o objetivo da Arte na Educação, não é formar artistas,mas sim indivíduos conscientes e aptos a exercerem a cidadania, desenvolvendo suas capacidades de reflexão e crítica. Certamente, na nossa existência, um dos maiores presentes que temos é a nossa própria capacidade de pensar, elaborar... Por isso, deve-se sempre, estimular a criação, invenção, produção, reconstrução e reinvenção.

A Arte na Educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada indivíduo. O aluno não pode ser manipulado como objeto. Deve ser tratado como ser humano único, próprio, espontâneo e com diferenças individuais, que anseiam por se manifestar. O ser humano não pode ser encarado como uma máquina copiadora, mas como algo novo, extraordinário, excepcional. Não pode ser moldado ou sufocado, mas orientado para expor toda sua originalidade,sua criatividade, reflexão, sua tendência para a liberdade, para a auto criação, sua capacidade de autolimitar-se e de aspirar, e o seu poder de inquietação interior, que o impele, até mesmo para o transcendental.

Ao invés de desenvolver trabalhos impessoais, onde o educando apenas recria e transcrevem as técnicas aprendidas, a Arte o estimulará a se retratar em suas produções artísticas. Desta maneira, o educando é capaz de manifestar a sua própria realidade, com todos os seus conflitos e desejos. Esta possibilidade que se abre, contribui em muito, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com