TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico

Trabalho Universitário: Artigo Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/o-que-um-empreendedor-iniciante-nao-deve-fazer

http://marcogomes.com/blog/2012/conselhos-para-o-empreendedor-iniciante/

http://www.josedornelas.com.br/artigos/empreendedorismo-no-brasil-as-dicas-para-os-iniciantes-e-para-quem-quer-ainda-mais/

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/a-importancia-do-planejamento-estrategico-para-as-pequenas-empresas/71284/

Quando um empreendedor deseja começar seu próprio negócio, é comum que esteja completamente focado em viabilizá-lo, porém ele não deve se esquecer que existem algumas regras básicas que devem ser seguidas para que seu negócio seja criado com pilares sólidos e sustentáveis.

Achar que sua idéia é a melhor, com certeza é falta de experiência e poderá prejudicá-lo com possíveis investidores, devido à isto, é necessário que se tenha os pés no chão e saber que sua idéia pode ser boa para você, mas não para o mercado.

Antes de pensar em montar qualquer tipo de negócio, é necessário que seja feito um estudo minucioso sobre o que desejar montar, pois assim quando tiver que passar tais informações aos futuros investidores, você terá argumento para explicá-los o porque de sua escolha e também quais as possibilidades de erros ou acertos dentro daquele investimento.

É necessário também que se conheçam seus futuros concorrentes, onde eles mais erram e onde mais acertam para que assim, você possa bolar um planejamento estratégico mais eficiente.

A empresa que não se conhece, não sabe sua razão de ser, e nem qual direção seguir. Por isso desenvolver a missão e a visão organizacional é um processo fundamental para sua identidade empresarial.

Saber aonde quer chegar, desenvolver estratégias de negócios, baseando-se no aumento da lucratividade, rentabilidade e sustentabilidade com certeza ajudará no crescimento da empresa.

Na verdade o que o empreendedor iniciante deve saber, é que o mercado não é seu amigo e que nada será mais fácil, só porque você é um iniciante. Por isso seu serviço deve ser o melhor, você deve ter um excelente argumento e ter consciência de que você precisará errar enumeras vezes, para alcançar o objetivo final, pois ninguém começa de cima, temos todos que começar devagar, lentamente, avançando um degrau por vez, até alcançar-mos o topo, afinal foi assim com todas as grandes organizações e por tanto não será diferente com a sua.

A sinceridade também é fundamental na hora de montar um negócio, pois se sua idéia não convence nem a você, você deve aceitar essa realidade e não apresentá-la ao mercado, apresente apenas o que te orgulhe por mais que não seja perfeito, pois assim não passará vergonha mais à frente.

Nunca contrate pessoas desqualificadas apenas por serem suas amigas ou familiares, pois neste jogo você é o juiz do seu próprio time e por tanto deve selecionar para compô-lo, apenas pessoas que se encaixem nele. O empreendedor deve ter em mente que seu time é sem dúvida o principal ativo de sua empresa e que por tanto, realizar constantes mudanças, com certeza será necessário. Deve ter consciência que todo o profissional, está sujeito à ser demitido e que não há nenhum problema com isso. Afinal é comum em toda empresa, contratar e demitir funcionários constantemente, pois isto faz parte do mundo empresarial e por tanto, saber lidar com este tipo de situação é fundamental.

Além do mais não adianta apenas ter uma boa idéia e muito dinheiro, tem que saber liderar, tomar frente da situação e ter postura ética.

Por tanto, para obter sucesso em um empreendimento é importante que o empreendedor domine, não só técnicas de gestão, mas também ter atitude, ser o protagonista da situação, e acima de tudo ser o líder para que venha a ter sucesso à frente do seu empreendimento.

Desenvolvimento

http://www.infoescola.com/administracao_/empreendedorismo-por-oportunidade/

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI115383-17189,00-AS+PRINCIPAIS+CARACTERISTICAS+DE+UM+EM

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/a-importancia-do-planejamento-estrategico-para-as-pequenas-empresas/71284/

Para se abrir um negócio, é necessário que o empreendedor esteja constantemente em busca de informações sobre a atividade a qual decidir trabalhar. Precisa estar sempre atento ao mercado e estar sempre atualizado.

Um verdadeiro empreendedor enxerga oportunidades das quais pessoas comuns não se dá conta, e se beneficia das mesmas construindo organizações que trarão melhora na condição de vida das pessoas, promovendo a cultura de uma região, ou oferecendo desenvolvimento local.

Entretanto, a maioria das empresas não passa dos cinco anos no mercado, devido à falta de iniciativa, liderança, eficiência, profissionais qualificados, inexperiência dos empreendedores, coragem para correr riscos, perseverança e falta de rentabilidade.

Um empreendedor iniciante não pode nem deve achar que seu negócio é bacana, ao invés disso deve conversar com seus clientes para saber se o negócio realmente é viável ou não, afinal deve fazer o que os clientes pensam ser bom e não o que você imagina que seja, pois quem lhe dará dinheiro são os clientes e não você.

Fazer o que ama também contribui bastante para a longevidade das organizações, pois quando você é o dono do negócio, passa a maior parte do seu tempo nele. Portanto escolher com carinho o que irá fazer é fundamental para se obter sucesso.

Ter um bom marketing também é essencial, pois toda organização só cresce quando o marketing da mesma funciona, e fazer o marketing funcionar, não é gastar dinheiro sem ter com publicidade não, o verdadeiro marketing é o do boca a boca e este para que ele seja bem sucedido, o empreendedor deve entender que o cliente é parte fundamental de sua empresa.

Quando o empreendedor iniciante entende que a atenção que ele dá ao seu cliente pode levá-lo ao sucesso ou ao fracasso, com certeza suas chances de permanecer nele serão bem maiores.

Outro fator importante para os empreendedores iniciantes é o planejamento estratégico. A partir desse planejamento, você conhecerá o mercado, seus concorrentes, fornecedores, clientes, sua empresa (internamente), enfim, terá conhecimento sobre tudo o que te prejudica e o que te dá vantagem sobre seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com