TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico

Dissertações: Artigo Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – UNIDERP - Pólo de Luziânia

Serviço Social

Projeto de Pesquisa em Serviço Social

Cléia Gomes da Silva RA: 294382

Projeto de Pesquisa

Prof. Maria Clotilde Bastos

Cléia Gomes da Silva RA: 294382

Projeto de Pesquisa

ATPS – Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação à Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório pra cumprimento da disciplina de Projeto de Pesquisa em Serviço Social

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................4

2 TEMA: PESQUISA SOBRE O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS FAMILIAS BENEFICIARIAS NA CIDADE DE LUZIÂNIA ................................................................................................5

2.1 REVISÃO TEÓRICA E CONCEITUAL...................................................................6

2.2 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA.............................................................7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................8

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ..................................................................... ..9

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa fazer um projeto de pesquisa em Serviço Social sobre o impacto do PBF Programa Bolsa Família vida das famílias beneficiaria, o intuito era entender e explicar a importância dessa política publica na vida das famílias vulneráveis.

O principal motivo que me levou a escolher esse tema para a minha pesquisa acadêmica foi o fato de que eu sempre tive uma noção pré-concebida de que o PBF fosse combustível para alimentar a preguiça e o comodismo em grande parte de seus usuários. O PBF é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

1 PESQUISA SOBRE O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMILIA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS FAMILIAS BENEFICIARIAS NA CIDADE DE LUZIÂNIA

Realizar pesquisa com as famílias beneficiarias do Programa Bolsa Família, a fim de detectar se tiveram melhoria na qualidade de vida, e se o programa tem contribuído para que tenham mais acesso a direitos básicos como saúde e educação.

O Bolsa Família nasce para enfrentar o maior desafio da sociedade brasileira, que é o de combater a fome e a miséria, e promover a emancipação das famílias mais pobres do país. Mas será que em nosso município o programa tem atingido seus principais objetivos que é o de melhorar a condição de vida das famílias mais vulneráveis?

O Objetivo Geral é avaliar se o programa Bolsa família tem cumprido com seus principais objetivos: melhorar as condições de vida das famílias mais vulneráveis e se tem contribuído para que elas tenham mais acesso a direitos básicos como a educação. Os objetivos específicos:

1- Levantar a situação econômica das famílias no ingresso ao programa e na atualidade.

2- Realizar levantamento sobre a situação educacional das famílias no ingresso ao programa e na atualidade

O Brasil teve o maior índice de crescimento mundial do século xx, no entanto isso não se traduziu em redução das desigualdades sociais, pelo O Brasil teve o maior índice de crescimento mundial do século xx, no entanto isso não se traduziu em redução das desigualdades sociais, pelo contrário, elas aumentaram, transformando as grandes e as médias cidades brasileiras em áreas de grande instabilidade social. O êxito do Bolsa Família, reconhecido hoje dentro e fora do Brasil é um passo importante na direção de transformar essa realidade. As transferências monetárias no PBF são feitas às famílias pobres que assumem o compromisso de investir na nutrição, na saúde e na educação de suas crianças e nos demais integrantes da unidade familiar, além da participação efetiva do Governo na oferta adequada de serviços públicos. O PBF nasceu para enfrentar o maior desafio da sociedade brasileira, que é o de combater a fome e a miséria, e promover a emancipação das famílias mais pobres do país e garantir acesso a direitos básicos como saúde e educação.

Há muitas evidencias de que o programa tem cumprido com seus principais objetivos, o sucesso do programa se dá em parte pelo fato de ser uma política estruturante vinculada a uma política compensatória, no caso da educação é a exigência de matricula e frequência escolar de crianças e adolescentes, na saúde é destacado o cumprimento de medidas básicas como vacinação de crianças e pré natal de mulheres grávidas e no trabalho geralmente são relativas à capacitação profissional e à inserção no mercado de trabalho.

Revisão Teórica e Conceitual

No Brasil a temática dos programas de transferência de renda, tem seu desenvolvimento histórico sistematizado em cinco momentos: o ultimo deles iniciado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com