TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico

Ensaios: Artigo Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  4.207 Palavras (17 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

O presente artigo aborda questões a respeito de que com o brincar, as escolas infantis poderão propiciar à criança o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motora, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social. Ao brincar a criança tem oportunidade de conhecer o seu próprio corpo, o espaço físico e social, as pessoas com as quais ela convive conquistando a autonomia e construindo a sua identidade. Porque se fala da importância da ludicidade no âmbito escolar e pouco se faz para que a ludicidade de que aconteça? O que falta o professor ou a escola para inserir o lúdico na sala de aula? Qual o perfil do professor que trabalha em Educação Infantil? No entanto, percebe-se que o sistema educacional trata as crianças como algo mecânico, estática sem movimento. A escola deixa de dar o devido valor à relação entre o corpo, movimento e aprendizagem, não se podem esquecer de que o homem é um ser em ação a todo o momento em sua vida. E quando se fala em Educação Infantil, esses aspectos tornam-se mais importante, porque o desenvolvimento cognitivo e integral da criança está ligado ao seu corpo e seus movimentos que expressam sentimentos, pensamentos e atitudes, os quais muitas vezes estão arquivados nos inconscientes. Com o objetivo de investigar a visão que o município e os professores de Educação Infantil têm sobre o lúdico nesta etapa da Educação básica, identificar e analisar as brincadeiras empregadas na Educação Infantil. A pesquisa será realizada em duas escolas privadas. Como técnica será utilizada questionário, entrevista com professores, secretário de educação, pais e alunos das turmas de Educação Infantil da rede municipal me privada, para coletar gatos, ideias e opiniões referentes ao tema. Será realizada ainda visitas as salas de aula para observar e coletar dados da prática diária do professor para validação, participante da pesquisa através do contato direto com os sujeitos alvos do estudo.

Palavra-chave: criança, Educação Infantil, lúdico, escola.

INTRODUÇÃO

O conjunto de considerações aqui apresentadas dos visa discutir dados obtidos através de uma pesquisa a respeito da ludicidade na Educação Infantil, destaca a importância do jogo como facilitador da aprendizagem. Entretanto, é necessário que haja clareza por parte do professor a cerca do brincar na vida das crianças. Por isso, este trabalho busca refletir esta questão a analisar alguns encaminhamentos como esse tipo de atividade. Com o objetivo de investigar a visão que o município e os professores da Educação Infantil têm sobre o lúdico nesta etapa da Educação Básica. Observar a prática pedagógica do professor de Educação Infantil, identificando a utilização dos jogos na prática cotidiana. Observar o espaço de Educação Infantil, analisando a relação que este tem para com a ludicidade.

Para isto, esse trabalho baseou-se nos teóricos Piaget, Wallon, Maldanado e Vygotsky, que consolidam os benefícios que a ludicidades promove no desenvolvimento da criança.

O brincar é um exercício lúdico vivido em sua plenitude pela criança com sua fantasia, imaginação, sonhos, que são demonstrados simbolicamente através das brincadeiras; brincar é exercer a criatividades expressa do imaginário. Na brincadeira, a criança constrói um universo o qual ocupa o lugar central, oportuniza liberdade e espontaneidade, necessária para a (re) construção das representações simbólicas da vivência cotidiana. Na área prática, é preciso que o lúdico deixe de ser um processo inconsciente para se trazido à consciência, como linguagem simbólica, essencial ao desenvolvimento do ser humano. O jogo implica diretamente no campo emocional, afetivo, socializador e nas interações da criança, sobretudo na aprendizagem.

O ser humano em todas as fases da sua vida está sempre descobrindo e aprendendo coisas através do contato com seus semelhantes e do domínio sobre o meio em que vive. O aprender surge a partir da necessidade da sobrevivência no meio em que o sujeito estar inserido. Isso, pela importância de integra-se na sociedade como ser participante, crítico e criativo. A este ato de busca, de troca, de interação, de apropriação recebe o nome de educação. Para isto, o educador poderá criar situações significativas de aprendizagens, para alcançar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e sócio-afetivas. Por essa ótica é fundamental que a formação da criança seja vista como algo inacabado sempre sujeito as novas inserções, a novos recursos e novas tentativas.

Há também, as atividades lúdicas que são essenciais ao trabalho do docente, são elas: Os jogos de exercícios simbólicos e de regras, os quais Piaget (1975) nos fala, acreditar que ele são essenciais na vida da criança, pois através dos jogos as crianças, produzem, envolvem-se e concentram-se com mais facilidade.

Os jogos de exercícios (sensório – motor) ajudam à criança na formação de atos, pois as repetições são fontes de significados, de entendimento das ações, eis a importância desses jogos para a construção das faturas operações mentais. Sabendo-se que desde pequena a criança age experimentando no mundo. A repetição é importante nessa fase, e ela pode acontecer com ou sem prazer. Essa é uma estrutura fundamental para os outros jogos. Os jogos simbólicos (pré-operatórios) são atividades em que a criança aprende a conviver com regras que ajudarão no processo de desenvolvimento nas fases da vida.

Jean Piaget cita em diversas de suas teorias, fatos e experiências lúdicas aplicadas em crianças, e deixa evidente seu entusiasmo por essa ação. Para ele os jogos não se resumem apenas em algo para se descontrair, gastar energias das crianças, mais um mecanismo que colaboram e enriquecem o desenvolvimento total do sujeito. Assim a atividade lúdica fornece informações elementares a respeito de criança nas suas emoções, na forma como interage com seus semelhantes, seu desempenho físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, nível linguístico, sua formação moral também é papel da escola.

Assim as ações pedagógicas em caráter concepção teórica-prática profunda, atuante e concreta, além disso, estimulam as relações cognitivas, verbais, psicomotoras sociais, tendo a mediação socializadora do conhecimento como provocadora e de uma reação ativa, crítica e criativa dos alunos.

A psicomotricidade precisa ser vista como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com