TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico

Exames: Artigo Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

As mudanças tecnológicas só começaram logo após segunda guerra mundial, a ciência que já existia começou a ter seus aparecimentos devido à navegação após a necessidade da química, física e engenharia no século XIX.

Com os avanços tecnológicos teve assim a revolução industrial que só ocorreu devido ao capital e mão de obra que se tinha disponível. Isso ocasionou uma revolução de melhores maquinas e do surgimento da energia elétrica. Com esse aceleramento nas maquinas logo os povos que viviam no campo começaram a migrar para as cidades para trabalhar com as maquinas, o trabalho era mesmos árduo, porém com essa migração tão repentina, muitos ficarão desempregados sem moradia. Sendo assim com elevada quantidade de pessoas para o trabalho, sendo as que já estavam empregadas se intimidarão em fazer suas reinvindicações por melhores salario e condições de trabalho, com isso elevou se os lucros dos patrões devido mão de obra barata e fazendo assim uma divisão entre os pobres e ricos esse foi uma das razões pra o sucesso do capitalismo.

É comum ter ciência e tecnologia como motores do progresso que proporcionam não só desenvolvimento do saber humano, mas, também, uma evolução real para o homem. Vista dessa forma subentende-se que ambas trarão somente benefícios à humanidade. Porém, pode ser perigoso confiar excessivamente na ciência e na tecnologia, pois isso supõe um distanciamento de ambas em relação às questões com as quais se envolvem. As finalidades e interesses sociais, políticos, militares e econômicos que resultam no impulso dos usos de novas tecnologias implicam enormes riscos, porquanto o desenvolvimento científico-tecnológico e seus produtos não são independentes de seus interesses. Podemos dizer que a tecnologia e ciência surgiram de necessidades no campo, indústrias e saúde, no campo com os implementos agrícolas e formas de plantio na saúde na elaboração de remédios, as indústrias com maquinas que produziam em grande escala.

Apesar de sabermos pontos preocupantes do desenvolvimento científico-tecnológico, como a produção de alimentos transgênicos, as possibilidades de problemas na construção de usinas nucleares, o tratamento ainda precário do lixo e outros, muitas pessoas ainda têm dificuldades de perceber por que se está comentando tais assuntos e em quê eles poderiam causar problemas a curto ou longo prazo. Mal sabem as pessoas que atrás de grandes promessas de avanços tecnológicos escondem-se lucros e interesses das classes dominantes. Essas que, muitas das vezes convencem as classes menos favorecidas, impondo seus interesses, fazendo com que as necessidades da grande maioria carente de benefícios não sejam geralmente satisfeitas. Torna-se cada vez mais necessário que a população possa, além de ter acesso às informações sobre o desenvolvimento científico-tecnológico, ter também condições de avaliarem e participar das decisões que venham a atingir o meio onde abitam. É necessário que a sociedade em geral, comece a querer saber e questionar sobre os impactos da evolução e aplicação da ciência e tecnologia sobre seu entorno e consiga perceber que, muitas vezes, certas atitudes não atendem à maioria, mas, sim, aos interesses dominantes.

“As pessoas merecem aprender e entender muito mais dos conceitos de ciência e a tecnologia, para poder ter participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com