TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico - Fundamentos

Monografias: Artigo Cientifico - Fundamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 15

Resumo

O Assistente Social necessita de qualificação e aperfeiçoamento durante toda sua vida profissional para se adequar a realidade de cada época e aprender a lidar com os inúmeros desafios encontrados. Ele trabalha o tempo todo com filantropia que significa amor ao próximo e assistencialismo que é a ação de ajudar as pessoas, atuando nos setores público, privado ou terceiro setor e em várias áreas dentro destes setores, como a saúde, educação, previdência social, saneamento básico, organizações sociais e outras.

Palavras- chave: Assistente social, desafios, filantropia, assistencialismo e áreas de atuação.

ABSTRACT

The Social Worker needs qualification and improvement throughout his professional life to fit the reality of every day and learn to cope with the numerous challenges encountered. He works all the time with philanthropy which means love of neighbor and welfare that is the action of helping people, working in the public, private or third sector and in various areas within these sectors, such as health, education, welfare, sanitation basic, social and other organizations.

Keywords: Social Worker, challenges, philanthropy, and welfare areas.

1. Introdução

O assistente social passou a existir para resolver ou controlar conflitos sociais, em primeiro momento trabalhistas e passou a atuar em todas as áreas em que se tornou necessário ao longo do tempo. Sempre se aperfeiçoando a cada dia e a cada realidade.

Hoje o seu maior objetivo é lutar para garantir os direitos expostos na Constituição de 1988, ou seja, garantir que todos tenham acesso universal aos direitos sociais, políticos e civis.

Para isso, trabalha sempre em equipe e focado na filantropia, doando amor ao próximo, pensando no outro e no assistencialismo, dando assistência, ajudando as pessoas.

Atua em setores públicos, privados ou terceiro setor que são aquelas instituições que atendem a demanda que o governo não consegue atender em áreas da saúde (hospitais, postos de saúde, clinicas), educação (escolas, creches), organizações sociais voltadas para atendimento às mulheres, crianças, moradores de rua e outros.

Essa atuação se torna ainda mais importante e necessária quando o individuo e/ou sua família precisa ser reinserido na sociedade e passa por situações em que está com sérios problemas de saúde e precisa de um exame com urgência, ou a(s) crianças não está estudando ou até mesmo quando chegam na miséria passando necessidades e até fome.

Nestes casos a intervenção do assistente social e sua equipe é estritamente importante tanto para não deixar a situação chegar ao extremo, quanto para tirar essas pessoas e suas famílias do fundo do poço, através de projetos, programas e um trabalho intenso desenvolvido diariamente.

2. Assistente Social e seus desafios

O Serviço Social por um longo período foi influenciado pela igreja católica, mas hoje se profissionalizou para atender a demanda que lhe é dada de uma sociedade capitalista. Uma realidade vivenciada num sentido de transformação e emancipação para atingir diferentes objetivos e públicos, intervindo na maneira de agir e pensar da sociedade. O Assistente Social se sente valorizado e útil quando consegue ajudar os mais necessitados de alguma maneira, transformando o seu cotidiano.

Na década de 1990 a classe dominante passa a ter direção política no processo de enfrentamento da crise brasileira, havendo a constituição de uma cultura mais flexível para definir e universalizar. Hoje temos um código que especifica a importância do trabalho do Assistente Social e as maneiras em que este pode ser realizado.

O Serviço Social é uma especialização do trabalho e sua atuação é a prova de que seu trabalho está inserido nas relações sociais. Tem como base a questão social, expressa pela desigualdade da sociedade capitalista, onde o trabalho é coletivo e o resultado é privado.

Estamos em uma época em que as empresas passam a terceirizar a mão-de-obra para diminuir a quantidade de funcionários com direitos trabalhistas e com isso cresce o desemprego o que passa a ser um desafio, pois a pessoa humana fica impossibilitada de obter meios de sobrevivência, sentindo sua própria vida ameaçada e aumentando a exclusão social de jovens, mulheres e crianças. Assim as empresas passaram a contratar Assistentes Sociais para eliminar focos de tensão nas relações trabalhistas.

Os direitos sociais deviam ser para todos, mas a realidade é que são disponibilizados conforme prioridade orçamentária do governo.

Toda essa realidade exige a qualificação do profissional para lidar com a questão social, através de projetos e programas de melhorias sociais e para que, apesar dos desafios, consiga passar para os seus atendidos a ideologia de que não podemos deixar de lutar por nossos sonhos. A política social é muito importante, mas mais importante é adequar essa política a realidade social.

Essa realidade é de uma sociedade capitalista, onde há lutas de classe, tanto da burguesia quanto das massas trabalhadoras, cada uma deixando sua marca histórica, estabelecendo relação entre teoria e prática, através de metodologias próprias pra enfrentar a questão social.

O profissional pode atuar em diversas áreas como: educação, saúde, habitação, saneamento básico, justiça, previdência social, obras sociais, em instituições publicas, privadas ou organizações não governamentais e trabalhar com idosos, mulheres, crianças atendendo principalmente as questões familiares, em um papel democrático, em busca de acesso universal aos direitos sociais, políticos e civis para todo cidadão.

Uma das áreas que mais contrata hoje em dia é a saúde, onde o desafio para se conseguir uma consulta no SUS - Sistema Único de Saúde é muito grande. A Assistente Social acompanha desde a gestação até depois do nascimento quando essa criança, muitas vezes, passa pela situação de pobreza e até miséria.

Outra área de grande importância é a educação onde o Assistente Social tem o desafio de construir uma prática de qualidade em favor da igualdade e justiça social, facilitando a comunicação entre a escola e as famílias. Tem também o desafio de tornar a educação acessível a todas as crianças e adolescentes e resolver conflitos dentro do ambiente escolar utilizando o saber da comunidade como matéria prima para o ensino. Nas instituições temos profissionais como o facilitador, pedagogos, administradores, filósofos, psicólogos e profissionais de comunicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com