TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arvore Filogenitica

Artigo: Arvore Filogenitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  543 Visualizações

Árvore filogenética

A história de nossos antepassados pode ser desenhada na árvore genealógica de nossa família. Assim como toda família possui uma árvore genealógica, os seres vivos também possuem uma árvore que representa toda a sua descendência: trata-se da “árvore da vida” ou, mais cientificamente, da “árvore filogenética”. Nessa árvore, cada ramo representa uma espécie diferente, ou seja, a árvore filogenética é uma representação gráfica, em forma de uma árvore, das relações evolutivas entre várias espécies ou outras entidades que possam ter um ancestral comum.

Em nossa família, podemos recorrer a fotos, documentos, livros e conversas com os mais velhos para descobrir quem são nossos antepassados. Mas, no caso das plantas, para construir uma árvore filogenética, o pesquisador precisa reunir uma série de estudos sobre aparência, genética e reprodução de diversas plantas dentro de uma mesma família. Ele compara as características de grupos de plantas diferentes e cria hipóteses sobre qual deles surgiu primeiro, ao longo da evolução.

Para se descobrir a árvore que melhor representa a história evolutiva de um ser, um número muito grande de características deve ser analisado e, por isso, o pesquisador utiliza programas de computador e ferramentas matemáticas na construção das árvores filogenéticas. No caso da orquídea Habenaria, o pesquisador João Batista descobriu semelhanças muito grandes entre ela e um grupo de orquídeas da África, indicando assim sua descendência.

Em uma árvore filogenética, cada nodo (ou nó) com descendentes representa o mais recente antepassado comum, e os comprimentos dos ramos podem representar estimativas do tempo evolutivo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com