TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixos Arvores E Guias

Pesquisas Acadêmicas: Eixos Arvores E Guias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  1.196 Visualizações

Material de fabricação

Os eixos e árvores são fabricados em aço ou ligas de aço, pois os materiaismetálicos apresentam melhores propriedades mecânicas do que os outrosmateriais. Por isso, são mais adequados para a fabricação de elementos detransmissão:·eixos com pequena solicitação mecânica são fabricados em aço ao carbono;·eixo-árvore de máquinas e automóveis são fabricados em aço-níquel;·eixo-árvore para altas rotações ou para bombas e turbinas são fabricados emaço cromo-níquel;·eixo para vagões são fabricados em aço-manganês.Quando os eixos e árvores têm finalidades específicas, podem ser fabricadosem cobre, alumínio, latão. Portanto, o material de fabricação varia de acordo coma função dos eixos e árvores.

Tipos e características de árvores

Conforme sua funções, uma árvore pode ser de engrenagens (em que são montados mancais e rolamentos) ou de manivelas, que transforma movimentos circulares em movimentos retilíneos Quanto ao tipo, os eixos podem ser roscados, ranhurados, estriados, maci-ços, vazados, flexíveis, cônicos, cujas características estão descritas a seguir.

Eixos maciços

A maioria dos eixos maciços tem seção transversal circular maciça, comdegraus ou apoios para ajuste das peças montadas sobre eles. A extremidade doeixo é chanfrada para evitar rebarbas. As arestas são arredondadas para aliviara concentração de esforços

Eixos-árvore flexíveis

Consistem em uma série de camadas de arame de aço enroladas alternadamente em sentidos opostos e apertadas fortemente. O conjunto é protegido por um tubo flexível e a união com o motor é feita mediante uma braçadeira especial com uma rosca.São eixos empregados para transmitir movimento a ferramentas portáteis(roda de afiar), e adequados a forças não muito grandes e altas velocidades (cabo de velocímetro).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com