TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixo-arvore

Trabalho Escolar: Eixo-arvore. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2013  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  1.009 Visualizações

objetivo:no estudo de um eixo-arvore serão discuidas os efeitos da aplicaçaõ de esforços em um elemento linear longo,tal como,um eixo.Será considero que o elemento tenha seçao transversal circular.Tambem será discutida de maneira satisfatória o diametro do eixo,rigidez do sistema e velocidade critica ,bem como,solicitaçoes torsionais quanto á forças axiais e de deflexão.

introdução:o eixo -arvore é um elemento primordial no desempenho mecanico de um agitador e esta submetido tanto a solicitaçoes torcionais quanto forças axiais e de deflexão .Caso,o mesmo não seja corretamente dimensionado pode ser sujeito a tensões atuantes elevadas ,podendo falhar por fadiga durante a opração ou sujeito a sobrecargas ,deformar-se ou ate romper-se.

Outro problema relacionado a seu dimensionamento é ocorrencia de vibrações devido operação em rotaçaõ proxima a sua freuencia normal,o que pode resultar em seu colapso pelo fenomeno da ressonancia.Alem disso,as formas de suportação e mancalização do eixo-arvore devem ser criteriosamente avaliados pois influencia no seu dimensionamento.

A seleção da configuração do eixo requer uma analise das limitações e requisitos do projeto como um todo impoe ao mesmo ,como por exemplo,pressaõ;temperatura;geometria do tanque e tipo de suportação e aclopamento entre o conjunto acionador -redutor de velocidade e o eixo .

A analise deve iniciar pelo tipo de sustentação e aclopamento que o eixo deve ter no agitador,pois a especificação do mesmo deve determinar como as forças e momentos serão transferidos entre o acionador eo eixo

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com