TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arvores Nativas E Exóticas

Monografias: Arvores Nativas E Exóticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

1. Identifique uma espécie angiosperma nativa contendo o nome da família, espécie e nome popular. Fale mais as características da madeira escolhida e para que uso se destina.

Família: Anacardiaceae

Especie: Lithraea molleoides

Nomes populares: Bugreiro

Características gerais: Espécie arbórea com altura de 6-12 m e tronco com 30-40 cm de diâmetro. Folhas compostas imparipinadas, com 3-7 folíolos de 5-8 cm de comprimento por 1,5-2,5 cm de largura. Encontradas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, em várias formações vegetais.Sua madeira, Pesada, dura, compacta, pouco elástica, fácil de rachar, de longa durabilidade. é útil para a construção civil, marcenaria, obras de torno, esteios, lenha e carvão. Planta perenifólia, heliófita, pioneira, característica da floresta situada em regiões de altitude, tanto em terrenos secos quanto úmidos. Apresenta dispersão ampla porém irregular, ocorrendo principalmente nas formações secundárias. Sua produção de sementes no é abundante todos os anos. Floresce durante os meses de agosto-setembro. A maturação dos frutos verifica-se nos meses de novembro-janeiro, contudo permanecem na árvore por mais algum tempo.

2. Identifique uma espécie gimnosperma nativa contendo o nome da família, espécie e nome popular. Fale mais as características da madeira escolhida e para que uso se destina.

Família: Araucariaceae

Especie: Araucaria angustifólia

Nomes populares: Araucária, pinheiro-do-Paraná, pinheiro, pinheiro-brasileiro, cori, pinheiro-caiová

Características gerais: Árvore de 18 a 40 metros com tronco reto e cilíndrico que pode atingir diâmetros de 90 a 200 cm. Apresenta casca grossa, que se desprende em placas. Suas folhas são do tipo acícula, coriáceas, glabras e muito pungentes, com 3 a 6 cm de comprimento. A árvore jovem tem a copa em formato piramidal enquanto que a árvore madura apresenta copa em forma de taça. Suas estruturas florais se polinizam entre setembro e outubro. A planta fêmea forma frutos (cones ou pinhas) globosos com até 20 cm de diâmetro e podendo abranger até 150 sementes (pinhões). A planta macho forma cones alongados de até 15 cm de comprimento por 4 cm de diâmetro que produzem pólen. Entre abril e julho suas pinhas amadurecem soltando pinhões saborosos, muito procurados por aves e mamíferos. De Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. No Paraná ocorre na Floresta Ombrófila Mista, predominando em altitudes superiores aos 800 m sobre o nível do mar.

A árvore é extremamente ornamental, sendo inclusive um símbolo para as populações do sul brasileiro. É indicada para o paisagismo de praças, parques e jardins amplos, assim como de sítios e chácaras. Seus pinhões são amplamente consumidos pela população dos três estados do sul, justificando seu plantio com vistas a exploração sustentável de suas sementes comestíveis. A fauna silvestre também é imensamente beneficiada pelo amadurecimento dos pinhões, justamente no inverno, período em que existe menor disponibilidade de alimento. Por fim, sua madeira nobre já foi amplamente utilizada para carpintaria em geral, palitos e outros. Os nós da madeira (nós-de-pinho) ainda são usados como combustível para fornos e lareiras. Atualmente se enquadra como ameaçada nas listas estadual e nacional de espécies ameaçadas de extinção.

3. Identifique uma espécie angiosperma exótica contendo o nome da família, espécie e nome popular. Fale mais as características da madeira escolhida e para que uso se destina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com