TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Caracteristicas Do Serviço Social

Trabalho Universitário: As Caracteristicas Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  3.135 Palavras (13 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

DANIELE LIMA DE SOUZA

GÉSSICA MORAES FIGUEIREDO

KARLA CRISTINA GOMES

MARCIA RANOITT BATISTA

ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MACHADINHO D OESTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS

Machadinho D Oeste

2014

DANIELE LIMA DE SOUZA

GÉSSICA MORAES FIGUEIREDO

KARLA CRISTINA GOMES

MARCIA RANOITT BATISTA

ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MACHADINHO D OESTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS

Trabalho individual Graduação em Serviço Social, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: As estratégias de enfrentamento da questão social no território local: aspectos históricos e contemporâneos da realidade municipal.

Prof: Clarice da Luz Kernkamp; Marilucia Ricieri; Paulo Sérgio Aragão; Sérgio Goes.

Semestre; Flex 2 e 3.

Machadinho D Oeste

2014

Sumário

1 INTRODUÇÃO 3

2 ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICIPIO DE MACHADINHO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS 4

2.1 Assistência Social na Prestação de Serviços Básicos 4

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A Assistência Social tem um grande papel a desenvolver diante das questões sociais envolvendo indivíduos que estão vivendo sob algum aspecto de vulnerabilidade social. No Município de Machadinho D Oeste constantemente, são diagnósticos problemas sociais, como em qualquer outra parte do País, como nas áreas da saúde pública, educação, lazer, habitação, entre outros. Pessoas que devido sua condição financeira são dependentes de políticas públicas voltadas para a área social, que são programas que tem por objetivo atendimento a essas demandas através de ações que venha a minimizar os problemas sociais. Porém devido a sua localização, que está situado em meio a floresta amazônica, a aproximados 400 Km distante da Capital do Estado de Rondônia, sendo a Cidade de Porto Velho, e 170 km das cidades mais próxima. Os problemas sociais se avolumam, sobrecarregando a Secretária de Ação Social e seus funcionários.

O objetivo geral deste trabalho será identificar os serviços que são prestados na área da Assistência Social no Município de Machadinho.

Para os objetivos específicos, analisar-se-á, as questões sociais envolvendo a sociedade local, identificar ações realizadas pela Secretaria de Ação Social, e entender quais os problemas enfrentados que dificultam os trabalhos da assistência social, e por fim entender as atividades de um assistente social, entre outros.

Trabalhar na área de assistência requer dedicação, pois o público atendido a grande maioria, são pessoas que passam por privações financeiras, levando-as a buscar alternativas nos serviços sociais disponibilizados pelo poder público.

O método utilizado para a realização deste trabalho será através da pesquisa bibliográfica e de campo. Serão analisados os dados obtidos junto a Secretaria Municipal de Ação Social, onde através de diálogo livre, com o Secretário Paulo Cezar de Mello e outros, através das informações obtidas, analisar através de um capítulo e seus subtítulos. Para o embasamento teórico serão utilizados autores e artigos eletrônicos retirados da internet e web aulas das disciplinas do Curso de Serviço Social.

2 ASSISTÊNCIA SOCIAL DO MUNICIPIO DE MACHADINHO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS

2.1 Assistência Social na Prestação de Serviços Básicos

Ao buscar compreender a assistência social, optou-se por analisar a prestação de serviço social, aos munícipes de Machadinho d Oeste. Desta forma para melhor entendimento da dimensão dos serviços prestados, passaremos a identificar o Município de Machadinho. De acordo com as estatísticas do (IBGE 2013). “População estimada em 2013 é de 35.633. hab. Área da unidade territorial (km²) 8.509,314”.

O município é constituído de 4 distritos: Machadinho D Oeste, Oriente Novo, Quinto Bec e Tabajara, e alguns núcleos. Uma onde maior parte pertence à classe de pessoas menos favorecidas materialmente, com poder aquisitivo limitado, acabam por se tornarem dependentes das políticas públicas sociais.

A Secretaria Municipal de Ação Social atua na área de prestação de serviços sociais a população mis carente, na execução de alguns programas do Governo Federal, como: Bolsa Família, CREAS e CRAS , que são programas voltados para assistência social da população:

De acordo com o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social;

A assistência social, política pública não contributiva, é dever do Estado e direto de todo cidadão que dela necessitar. Entre os principais pilares da assistência social no Brasil estão a Constituição Federal de 1988, que dá as diretrizes para a gestão das políticas públicas, e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), de 1993, que estabelece os objetivos, princípios e diretrizes das ações.

Conforme informação do no Site do (Planalto.gov);

O CREAS é uma unidade pública estatal responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Presta apoio, orientação e acompanhamento a famílias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com