TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do Serviço Social

Artigo: Características do Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  Artigo  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

Características do Serviço Social

O movimento que se instaura na década de 1960 de revisão teórica e metodológica do Serviço Social denominado Movimento de Reconceituação ou Reconceptualização do Serviço Social caracteriza-se primordialmente pela contestação da prática profissional “tradicional”. Ele denuncia a existência de uma apropriação inadequada de uma teoria, ou seja, o Serviço Social se apodera de uma teoria que é adequada para uma realidade que não é a brasileira. Portanto, a afirmativa na prática, a teoria é outra caso fosse procedente não deveria ser creditada apenas às dificuldades advindas da orientação teórica defendida na direção de intenção de ruptura, mas sim, ao Serviço Social de forma geral,

Sobre tudo às vertentes conservadoras pela apropriação eclética e equivocada das teorias.

Os instrumentos e técnicas no Serviço Social sempre foram, no mínimo, problemáticos. No início de sua profissionalização, a ênfase era dada em instrumentos moralizantes de viés cristão/humanista. Após sua consolidação, aglutinou-se ao anterior um viés tecnicista amparado em uma concepção positivista e, a partir da década de 1970, um viés tecnicista.

Nas produções bibliográficas do Serviço Social a partir da década de 1980 os autores sempre fazem referência à importância de se trabalhar sob a perspectiva de unidade entre as dimensões teórico metodológica, ético-política e técnico-operativa para uma intervenção com competência. Inclusive ressalta, dentro da dimensão técnico-operativa, a relevância no trato adequado desses elementos, como o exemplificado abaixo:

Só o domínio de uma perspectiva teórico-metodológica, descolada seja de uma aproximação à realidade, do engajamento político, ou ainda de uma base técnico-operativa, ele, sozinho, não é suficiente para descobrir e imprimir novos caminhos ao trabalho profissional (...). Portanto, o mero engajamento político, descolado de bases teórico-metodológicas e do instrumental operativo para a ação é insuficiente para iluminar novas perspectivas para o Serviço Social.

(Iamamoto, 1998:54-55)

É importante, dentre a autora citada, a consideração de que para uma competência profissional faz-se necessária a capacitação teórico-metodológica, ético-política e também a técnico-operativa o que considero um avanço, tendo em vista herança moralista cristã e tecnicista conquistadas pelos assistentes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com