TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cinco Forças De Porter + Matriz BCG

Exames: As Cinco Forças De Porter + Matriz BCG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  1.615 Visualizações

Página 1 de 2

As cinco forças de Porter

Aplicabilidade: Tem como objetivo principal à análise da competitividade entre as empresas de um determinado ramo. Segundo Porter, existem 5 forças ou fatores que devem ser avaliados no ambiente externo para saber se a empresa está dentro de um patamar competitivo correto e até que ponto essas forças podem prejudicar a mesma na obtenção de boas margens lucrativas.

As forças a serem avaliadas são: Rivalidade entre concorrentes, que avalia o número de concorrentes, diferenciação dos produtos, preço, propaganda e etc. Poder de barganha dos clientes, que influência diretamente no preço de produtos devido ao maior ou menor número de opções que ela tem, até onde ela acha importante pagar pelo seu produto. Poder de barganha dos fornecedores, que dependendo da abrangência do seu ramo pode acabar ameaçando cobrar mais caro pelos produtos e baixar a qualidade dos mesmos. Ameaça de novos entrantes (concorrentes), que avalia as barreiras para a entrada de novas empresas no mesmo mercado, se for fácil haverá mais concorrência, se houver barreiras que complicam, o número de concorrentes será menor. E Ameaça de produtos substitutos, que analisa a capacidade de outras empresas de introduzirem novos produtos no mercado que substituam o seu, que satisfaça seus clientes com produtos diferentes.

Essa teoria será melhor aplicada em grandes empresas que queiram analisar, refletir sobre o negócio delas e assim, definir novas estratégias eficientes que reduzam o impacto dessas forças na lucratividade da empresa.

Matriz BCG

Aplicabilidade: A matriz BCG tem como objetivo principal o auxílio no processo de tomadas de decisões dos gestores de Marketing e Vendas. Se baseia em um quadro 2 por 2 para análise do portfólio de produtos de uma empresa, tendo como base principal o ciclo de vida destes dentro do mercado. Essa matriz é dividida em duas partes: crescimento do mercado e participação relativa de mercado (em comparação à participação de seu maior concorrente).

Os produtos devem ser avaliados e classificados de acordo com as características apresentadas. Produtos “Em questionamento”, estão em um mercado com altas taxas de crescimento, mas com pouca participação no mercado. Já os “Estrelas”, são produtos líderes de mercado, com altas taxas de crescimento e com alta participação no mercado. As “vacas-leiteiras” são produtos com uma participação de mercado alta, porém sem muita expectativa de crescimento do mercado. Os “abacaxis” são produtos sem expectativa de crescimento e com baixa participação no mercado. Esses devem ser evitados ou até descartados do portfólio, para evitar prejuízos. Com essa análise dos produtos, pode se ter ideia das possibilidades de crescimento que um produto pode ter dentro de um determinado mercado, suas condições diante do fluxo de caixa, a aceitação do público e etc. O setor de marketing deve dominar o uso dessa ferramenta para criar novas estratégias eficazes para a manutenção desses produtos

dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com