TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dificuldades De Abrir E Manter Uma Empresa No Brasil

Artigo: As Dificuldades De Abrir E Manter Uma Empresa No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  1.666 Visualizações

Página 1 de 7

As Dificuldades de Abrir e Manter uma Empresa no Brasil

SOROCABA/SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

RESUMO 2

O PROCESSO DE ABERTURA DE EMPRESAS 3

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL E ÉTICA AUXILIA A EMPRESA SE MANTER NO MERCADO 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

INTRODUÇÃO

Este projeto caracteriza-se pelo estudo teórico sobre os procedimentos para se abrir e manter uma empresa no Brasil. O estudo tem como objetivo apresentar aos interessados as dificuldades encontradas para formalizar um empreendimento, onde abordaremos também dicas de como mantê-lo vivo nos dias de hoje.

Iremos apresentar informações sobre as exigências, documentos, viabilidade do nome (fantasia), estratégias fundamentais para recursos humanos, necessidades do mercado com foco no cliente e caminho para o sucesso.

Nosso intuito é evidenciar a importância de um planejamento correto e sólido, usando exemplo de cases de sucesso.

RESUMO

Um bom planejamento e um plano de negócios detalhado são primordiais. Antes mesmo de abrir a empresa, o empreendedor deve calcular o porte do investimento a fazer, projetar os gastos que terá e estimar o lucro necessário para, ao final de um ano, o negócio gerar rentabilidade.

Para uma empresa se manter no mercado, ela precisa ser lucrativa, todas as empresas independente do tamanho tem um único objetivo e dele depende a sua sobrevivência: o lucro. O produto pode ser o melhor da categoria, ter um excelente preço, um atendimento perfeito, mas se não der lucro, a empresa está condenada a fechar as portas a qualquer momento.

Os pontos comuns a todos novos empreendimentos se resumem em fazer registros em órgãos como: Junta Comercial, na Receita Federal, na Secretaria da Fazenda, na Previdência Social e no Sindicato de cada categoria econômica, porém a maior dificuldade se deve ao fato de que todos esses procedimentos ainda não foram unificados. O tempo que tudo isso demora pode chegar a 155 dias dependendo do ramo de atuação.

Muitas empresas fecham suas portas antes mesmo de completar 2 anos de funcionamento, a maioria por falta de planejamento, a ausência total de conhecimento de mercado e falta de maturidade na administração, além da burocracia e dificuldade em se obter crédito.

O PROCESSO DE ABERTURA DE EMPRESAS

A primeira etapa da abertura de uma empresa se dá com a consulta de viabilidade de localização.

Uma vez realizada a consulta de viabilidade de localização, o próximo passo é elaborar o Contrato Social da empresa. Munido do Contrato Social e outros documentos – entre requerimentos e cópias autenticadas o empresário deve registrá-lo na Junta Comercial, onde será obtido o Número de Inscrição no Registro de Empresas (NIRE). Nesse momento será realizada uma pesquisa de viabilidade de nome pelo órgão, para verificar se este já se encontra em uso. Em caso positivo, serão adotados nomes alternativos indicados pelo empresário no processo e, caso estes também já estejam em uso, o processo é paralisado e o empresário terá que indicar novas possibilidades de nome empresarial para que o processo possa continuar. Nesse sentido, é de extrema importância que o empresário realize a pesquisa de nomes previamente, muito embora essa recomendação não seja explicitada pelos órgãos que cuidam do processo.

Após o registro, o passo seguinte é obter o CNPJ na Receita Federal.

Por fim, se o empresário conseguir cumprir todas as etapas exigidas, ele consegue abrir legalmente a empresa.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL E ÉTICA AUXILIA A EMPRESA SE MANTER NO MERCADO

Devido a Globalização e o consequente avanço das inovações tecnológicas, os profissionais de hoje precisam passar por transformações significativas de modo a assumir novos desafios importantes e focados em atrair, reter e, principalmente desenvolver seus talentos, tendo como seu principal objetivo, preservar a motivação e manter-se em um clima organizacional positivo e favorável tanto para as empresas, quanto para os empregados. Hoje, os profissionais devem a todo o momento desenvolver suas competências, visando a plena capacitação profissional, num mundo altamente competitivo e qualificado, onde todos nós devemos estar preparados para prestarmos serviços nas empresas, com qualidade, eficiência e produtividade.

Hoje se exige o segundo grau para alguns cargos, nível superior com especialização na área de atuação, conhecimentos de informática e, em alguns casos, a escrita e fluência de uma segunda ou terceira língua. Com o rápido avanço da tecnologia, muitas máquinas e equipamentos utilizados para a produção nas empresas, possuem sofisticados sistemas de computadores e da robótica, motivo pelo qual os operadores das máquinas deverão conhecer informática, ou seja, o conhecimento hoje é primordial para manter-se em um mercado competitivo.

Desta maneira, podemos associar o desenvolvimento profissional e pessoal como um elemento primordial para auxiliar uma empresa a se manter no mercado.

O perfil do trabalhador passou por mudanças e fez com que o trabalho passasse a ser mais intelectual do que braçal. Diante desse avanço, novas maneiras de liderar colocam em evidência a proatividade, o espírito empreendedor, a criatividade e a capacitação do indivíduo. No entanto, além desta capacitação é necessário se atentar a uma questão que, sem dúvida alguma, contribui de maneira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com