TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais As Dificuldades Que As Empresas Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo ?

Trabalho Escolar: Quais As Dificuldades Que As Empresas Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo ?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 2

Tema : Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?

A Gestão do Conhecimento

Foram nos últimos três anos que várias grandes empresas começaram a ter este cargo de Gestor do Conhecimento formalmente em suas estruturas, é uma área relacionada a criação ,disseminação e apropriação do conhecimento visando excelência organizacional.Nos últimos anos as empresas líderes em seus ramos de negócio apresentam características comuns de gestão, de ambiente de trabalho, de liderança, de postura e de aprendizado, relacionadas com o que se tem denominado de Gestão do Conhecimento.

A Gestão do Conhecimento implica a adoção de práticas gerenciais sobre os processos de criação e aprendizado individual bem como a coordenação sistêmica de esforços em vários planos: organizacional e individual, estratégico e operacional, de normas formais e informais.

Este milênio tem forte ênfase na valorização da competência baseada no conhecimento, ou seja, nas pessoas. O capital físico e financeiro deve agregar-se o capital humano como o mais importante para a competitividade de uma empresa.

Cabe à alta liderança, e ao corpo gerencial, fazer com que as visões dos empregados trilhem caminhos convergentes com a visão da organização. Cabe também ao corpo gerencial propiciar meios e condições de trabalho que favoreçam a superação das limitações individuais de cada empregado e gerem sinergia dos grupos com vistas à busca de resultados superiores àqueles esperados.

Na organização, a simplicidade deverá ser objetivo permanente. Não há lugar para desperdício. O auto-desenvolvimento será promovido com ênfase. O desenvolvimento somente será obtido por meio do engajamento, interesse, emoção e persistência do próprio empregado.

A Gestão do Conhecimento, de alguma forma, sempre existiu e foi praticada nas empresas. O que é novo é o fato de que cada vez mais as empresas líderes no mercado estão explicitando a Gestão do Conhecimento como objetivo estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com