TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ferramentas Do Marketing

Ensaios: As Ferramentas Do Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  6.428 Palavras (26 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 26

As ferramentas de marketing são:

PRODUTOS - PREÇO - PRAÇA (PONTO DE VENDA e DISTRIBUIÇÂO) - LOGÍSTICA PROMOÇÃO DE VENDAS - PESQUISA DE MERCADO - ANÁLISE DE MERCADO;

PROPAGANDA - PUBLICIDADE - MERCHANDISING - VENDAS (PROCESSOS, MÉTODOS E ABORDAGENS) - ASSISTÊNCIA TÉCNICA - RELAÇÕES PÚBLICAS - ASSESSORIA DE IMPRENSA - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS - CONVENIÊNCIA - EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO A CLIENTES (SERVIÇOS) - MARKETING PESSOAL - TREINAMENTO (TODOS) - MARCA - MARKETING DIRETO (MKT DE RELACIONAMENTO / MKT DE FIDELIZAÇÃO) TELEMARKETING - FRANCHISING / FRANQUIAS - EMBALAGEM - INTERNET - IMAGEM LOGOTIPO - LAYOUT DE LOJAS - BANCO DE DADOS (DATABASE) - ENDOMARKETING BENCHMARKING - VITRINES - MARKETING REVERSO (ESTIMULAR O FORNECEDOR A DESENVOLVER O PRODUTO PARA O CLIENTE) - FACHADAS e ETC...

PRODUTOS

Produto, em economia, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

Em Marketing, produto é algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade. Contudo é muito mais do que apenas um objeto físico. É o pacote completo de benefícios ou satisfação que os compradores percebem que eles obterão se adquirirem o produto. É a soma de todos os atributos físicos, psicológicos, simbólicos e de serviço.

Portanto, como produtos, consideramos bens físicos (furadeiras, livros, etc), serviços (cortes de cabelo, lavagem de carro, etc.), eventos (concertos, desfiles, etc.), pessoas (Pelé, George Bush, etc.), locais (Havaí, Veneza, etc.), organizações, (Greenpeace, Exército da Salvação, etc.) ou mesmo ideias (planejamento familiar, direção defensiva, etc.)

Segundo Kotler e Armstrong, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

O produto é o primeiro elemento do Composto Mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto. A propaganda, o preço e a distribuição só podem ser definidas após um estudo do produto e da identificação de seu mercado-alvo.

SERVIÇOS

O setor terciário também conhecido como serviços, no contexto da economia, envolve a comercialização de produtos em geral, e o oferecimento de serviços comerciais, pessoais ou comunitários, a terceiros.

O setor terciário é definido pela exclusão dos dois outros setores.[1] Os serviços são definidos na literatura econômica convencional como "bens intangíveis". Em termos de Marketing, os serviços são, muitas vezes, utilizados como um meio de gerar valor ao produto. Tal noção, está intimamente ligada à adição de anéis (acréscimo de valor), ao que é chamado "caroço" do produto, ou seja, o produto na sua função mais básica. Um exemplo clássico, desta ideia, é o chamado serviço de pós-venda. Ou seja, a assistência que é prestada ao cliente, após a venda do produto, é entendido como um serviço prestado, que valoriza o produto, pela garantia da assistência. Foi adicionado um anel, em forma de serviço, à essência de função do produto.

O setor terciário da economia envolve a prestação de serviços às empresas, bem como aos consumidores finais. Os serviços podem envolver o transporte, distribuição e venda de mercadorias do produtor para um consumidor que pode acontecer no comércio atacadista ou varejista, ou podem envolver a prestação de um serviço, como o antiparasitas ou entretenimento. Os produtos podem ser transformados no processo de prestação de um serviço, como acontece no restaurante ou em equipamentos da indústria de reparação. No entanto, o foco é sobre as pessoas interagindo com as pessoas e de servindo ao consumidor, mais do que a transformação de bens físicos.

PREÇO

Os fundamentos na formação do preço

Preço é a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de um produto. Os custos totais da troca podem incluir dispêndio de tempo, esforço mental e comportamental, além do preço monetário. O preço desempenha dois papéis importantes no marketing: (1) influencia na realização de uma compra e na quantidade comprada. Os clientes potenciais buscam um preço que resultará em uma troca positiva, embora considerando, ao mesmo tempo, a concorrência. (2) Influencia a rentabilidade de um produto e o volume de suas vendas. A fixação do preço pode basear-se nos custos, na concorrência ou no valor, mas os três fatores devem ser considerados. Este artigo mostra os conceitos econômicos na formação de preços, métodos básicos para fixar preços e questões legais e éticas da fixação de preços.

O papel do preço na composição de marketing

O preço determina se um produto será ou não comprado, bem como quantos produtos serão comprados.

PRAÇA (PONTO DE VENDA e DISTRIBUIÇÂO) - LOGÍSTICA

Em uma definição bastante ampla, praça é qualquer espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência e/ou recreação para seus usuários. Normalmente, a apreensão do sentido de "praça" varia de população para população, de acordo com a cultura de cada lugar. Em geral, este tipo de espaço está associado à ideia de haver prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos, mas esta não é uma regra.

Ponto-de-venda, ou PDV (do inglês - POS - "point of sale"), como é conhecido no mundo da publicidade, do marketing e da gestão de empresas, é um local (mostruário) próximo do caixa do estabelecimento onde um produto é exposto de forma permanente (independentemente de sazonalidade) ou promocional, isto é, quando são oferecidas vantagens adicionais aos consumidores na aquisição, por tempo limitado. Trata-se de um segundo local de exposição que vem somar-se ao local primário — denominado ponto permanente ou ponto natural, e que visa aumentar a rotação do produto. O PDV é também utilizado para ambientar o produto dentro de uma loja, destacando-o do restante do local, o que lhe oferece maior visibilidade e possibilidades de facilitar a aquisição.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com