TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A elaboração de um relatório com o objetivo de marketing de uma ferramenta de gestão da empresa Epa química LTDА

Relatório de pesquisa: A elaboração de um relatório com o objetivo de marketing de uma ferramenta de gestão da empresa Epa química LTDА. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  6.177 Palavras (25 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 25

TECNOLOGIA EM MARKETING

DISCIPLINA: TECNOLOGIAS DE GESTÃO

PRINCIPAIS TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DE GESTÃO DA ATUALIDADE: demanda e os ambientes necessários para a atuação do gestor moderno.

BRUNA RAPHAELLA DA SILVA – RA 5534109563

DOUGLAS MARCELO SOUZA – RA 5763971081

THIAGO – RA 5310949318

Jundiaí/SP

2012

INTRODUÇÃO

Nosso estudo visa à elaboração de um relatório com o objetivo de comercialização de uma ferramenta de gestão levando em consideração a importância dessa tecnologia e ferramenta de gestão, visando também à ampliação dos conhecimentos deste tema tanto para conhecimento próprio como para a instituição em que você desenvolve suas atividades. Identificaremos também uma empresa que tenha passado recentemente por um processo de mudanças organizacional ou quebra de paradigmas.

1. A EMPRESA EPA QUÍMICA LTDA

Razão Social: EPA QUÍMICA LTDA.

Nome Fantasia: EPA QUÍMICA.

Ramo de Atividade: Indústria química e alimentícia.

Número de colaboradores: 150

Endereço: Av. João Fernandes Gimenes Molina, 512, Dist. Industrial, Jundiaí – SP

Principal executivo: EDSON GIANINI

Histórico:

A EPA Química é uma empresa de capital genuinamente nacional, instalada numa área de 12.000 m2 no distrito industrial de Jundiaí, SP.

Foi fundada em 1987 com o objetivo de suprir o mercado nacional de produtos químicos específicos para áreas como: alimentícia, química e fotográfica. Buscando novas alternativas e com a expansão de seu parque industrial, iniciou a fabricação do CORPAL - Corante Caramelo para a indústria alimentícia.

Somos uma empresa preocupada com a preservação do Meio Ambiente, por esse motivo nossos processos de produção e tratamento de efluentes são rigorosos, não causando de modo algum danos ao meio ambiente.

Visão: A busca contínua pela excelência da qualidade faz estender os propósitos de interação (sinergia) no fabrico de outros produtos e serviços, de responsável comprometimento com nosso corpo de colaboradores, sócios, parceiros, comunidade e meio ambiente.

A EPA QUÍMICA deseja ser o modelo referencial de processo e produção de indústria alimentícia, transformando as simples matérias-primas de origem agrícola em produtos que suprem as expectativas das maiores indústrias alimentícias. Do bem-estar e do orgulho de trabalhar e colaborar com a organização e no sucesso dos negócios com os nossos parceiros e contribuindo para a saúde e desenvolvimento da humanidade.

A MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES E A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL E DA CONSULTORIA

Conceito de mudança organizacional: É preciso desenvolver uma capacidade continua de adaptação e mudança (Robbins 1999:407)

As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente a condições competitivas, exigindo continuamente uma enorme solicitação de adaptação das pessoas em geral, tanto para os jovens como para os mais velhos. Toda mudança implica novas abordagens e soluções, rompendo com o estado de equilíbrio alcançado anteriormente e o substitui por um estado provisório de tensão.

As empresas brasileiras passaram a perceber o fenômeno da globalização na década de 90, proporcionado por mudanças de paradigmas onde a informação e processo de negócio passaram a ser mais importante que o produto. Os indicadores de competitividade antes ancorados ao produto, preço e praça, agora estão baseados na qualidade dos processos produtivos, produtividade, habilidade para administrar informações, produzir conhecimento, inovação e satisfação plena dos clientes.

A mudança organizacional caracteriza-se por fazer transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores. Seus efeitos, positivos ou negativos, geram instabilidade e conseqüentemente podem levar ao estresse, ou seja, implicam renúncias, perdas e adaptações. As necessidades de mudanças podem ser comparadas a um ciclo vicioso; o momento presente está quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças acabam trazendo novos problemas. Esses problemas despertam novas soluções, as quais passam a exigir novas mudanças e assim por diante. Cada vez mais, é de interesse das empresas, trazerem soluções aos seus funcionários, como forma de melhorar a produtividade e a satisfação interna, para que estas pressões, naturalmente causadas pelas mudanças, sejam minimizadas. Cada indivíduo reage de maneira diferente em meio as pressão do cotidiano e de um ambiente de mudanças, cabe as empresas prestarem atenção em seus funcionários e terem cautela para que as transições sejam feitas sempre da melhor maneira possível.

Para Silva (1999), trata-se de uma mudança de época, que pode ser evidenciada na medida em que "a humanidade têm experimentado turbulências de diferentes ordens;instabilidade de muitos processos ambientais, sociais, econômicos, políticos, tecnológicos e institucionais" que promovem uma perda dos "marcos de referência" que direcionavam os modelos que vigoravam anteriormente, e têm como resultado uma "vulnerabilidade generalizada" dos cidadãos, sociedades e organizações.

Tendo em vista esse contexto em transformação e a necessidade de compreender e investigar essas mudanças, considera-se mudança organizacional enquanto aspecto inerente ao cotidiano organizacional e necessário para a sobrevivência da empresa no mercado global, competitivo e mutante; "afinal de contas tudo muda – os ambientes desestabilizam-se, os nichos desaparecem, as oportunidades banalizam-se" (Mintzberg,Lampel e Ahlstrand, 1999:106). Além disso, Weick e Quinn (1999) salientam que "a mudança nunca começa porque ela nunca para", portanto, é um processo constante e o ideal seria denominá-lo de "mudando" ao invés de mudança, para dar essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com