TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Madeiras

Por:   •  4/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 8

As Madeiras[pic 1]

Trabalho realizado por:

Ana Sousa nº2

Ana Carvalho nº3

João Brardo nº14

Júlia Caseiro nº16

Raquel Araújo nº25

Indice:

Introdução..………………………..3    

Desenvolvimento………………..…4-10

Conclusão……………………………11

Bibliografia………………………...12                

Introdução

Neste trabalho o nosso grupo irá falar sobre a madeira, a sua definição e a sua aplicação.

Desenvolvimento:

Madeiras

     Madeira é a matéria fibrosa, de natureza celulósica, que construi o troco, os ramos e as raízes das árvores. O tronco arbóreo compõem-se de duas porções fundamentais, uma vida e externa, o alburno, outra morta e interna, o cerne, muito mais procurado que o alburno, para os trabalhos de carpintaria e marcenaria, pela sua resistência, durabilidade e beleza.

       Pelas suas características de resistência, durabilidade, extração e facilidade em ser trabalhada, a madeira é aplicada na construção civil, no fabrico de mobiliário, nos transportes, nas embalagens ou nos revestimentos e representa uma parcela importante na economia de alguns países.

              De acordo com o clima e a natureza dos solos , assim existem árvores  especificas de cada região que nos fornecem  madeiras diferentes e que podemos dividir em dois grupos grandes grupos:  

     RESINOSAS OU CONÍFERA- são árvores que possuem resina e frutos em forma de cone ou pinha, são propiás dos climas frios e temperadas o seu fuste é alto e as folhas compridas e estreitas, a madeira que nos fornece e caracterizada pela sua leveza e pela facilidade em serem trabalhadas.

    FOLHOSAS OU DE FOLHA CADUCA- são arvores próprias dos climas temperados e tropicais, atingem grande porte com tronco ovoide, possuem folhas largas e nervuradas. Apresentam uma estrutura mais complexa d que as resinosas e fornecem-nos madeira muito diversificadas pois existem mais de mi e quinhentas variedades.

Estrutura da madeira- Se realizarmos um corte transversal num tronco de árvore, podemos facilmente observar que este é formado por vários anéis circulares concêntricos, que correspondem ao crescimento da árvore e que organizam a sua estrutura:

  1. Casca- responsável pela proteção do tronco, é a sua parte exterior.[pic 2]
  2. Câmbio- responsável pelo crescimento do tronco, dando origem ao seu desenvolvimento.
  3. Borne- é a zona mais clara que transporta a seiva bruta das raízes para as folhas.
  4. Cerne- é a parte mais escura da madeira e a que lhe dá mais resistência.
  5. Medula- corresponde ao tecido mole e esponjoso na parte centra do tronco.

                                                                          PAG.2

Algumas das madeiras mais utilizadas:

Castanho- dura e leve muito durável a sua madeira e castanho-clara, textura uniforme, fácil de trabalhar usa-se para a marcenaria, tanoaria, carpintaria, decoração.

Carvalho- dura, moderadamente pesada, muito durável a madeira é acastanhada, textura não uniforme, fácil de trabalhar usa-se um tanoaria, marcenaria fabrico de tacos.~

Pinho- moderadamente dura, moderadamente pesada pouco durável a madeira é amarelo-clara, textura grosseira, fácil de trabalhar usa-se em carpintaria, mercenária, construção civil, fabrico de aglomerados

Cabala- Angola e moçambique- moderadamente dura, pesada, densa, durável, resistente ao choque a madeira é amarelo-dourada e acastanhada, textura fina e com fio revesso, fácil de trabalhar usa-se em mercenária, carpintaria.

Sucupira- brasil- muito dura muito pesada durável a madeira é castanha com laivos e clara textura grosseira com fios reversos difícil de trabalhar usa-se em marcenaria carpintaria

Tola branca- angola- moderadamente dura, leve, boa resistência mecânica a madeira é amarelo-pálida, textura fina e uniforme, fácil de trabalhar usa-se na construção civil, revestimentos interiores, fabrico de contrapacados.

Algumas da características das madeiras:

- Cor

- Brilho

- Textura

- Densidade 

- Resistência Mecânica

- Dureza

- Retractilidade

 

TIPOS DE MADEIRAS[pic 3]

                                                                  Madeira de Castanho

O Castanheiro da região Minho é explorado pela qualidade da madeira, muito apreciada e considerada uma das melhores madeiras para mobiliário, para soalhos, portas e revestimentos. É uma madeira com uma duração natural apreciável (Existem aplicações desta madeira em Quintas centenárias e quando ocorrem restauros, essas aplicações de Castanho voltam a ser aproveitadas e aplicadas para durar muitos mais anos). Dura, leve, e com óptima resistência mecânica. Aplicada tanto nos revestimentos como no sector mobiliário.[pic 4]

[pic 5]

Madeira de Carvalho

A madeira é extremamente durável quando usada no exterior, mesmo mergulhada em água ou enterrada no solo, resistente à putrefacção.

Depois de seca é fácil de trabalhar e polida tem um belo acabamento. A madeira de carvalho encontra-se em painéis centenários, parquets de soalhos, peças de mobiliário, portas e janelas.

[pic 6]

[pic 7]

Madeira de Cerejeira

As belas linhas dos veios de Cerejeira e os ocasionais grupos de nós diminutos, diferenciam a madeira de cerejeira de qualquer outra madeira. Apresenta um aspecto sedoso e muito resistente. Muito requisitada para mobiliário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (289.1 Kb)   docx (544.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com