TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mudanças No Campo De Trabalho Do Assistente Social

Trabalho Universitário: As Mudanças No Campo De Trabalho Do Assistente Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2012  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  2.278 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças no campo de trabalho do Assistente Social

Em meados dos anos 30 a 45 surge no Brasil o Serviço Social, advindo de influências européias. No inicio era voltado especialmente à área da saúde e posteriormente expandiu-se nas outras áreas. O assistente social atuava nos hospitais colocando-se entre a instituição e a população, viabilizando o acesso dos usuários aos serviços e benefícios.

No pós 1964, o Serviço Social brasileiro passou por grandes transformações, passando por um processo de revisão internas, de negação do Serviço Social Tradicional, buscando uma nova direção a profissão, diante do movimento da reforma sanitária. Tais mudanças refletiram no campo de atuação do Assistente social, ou seja, a saúde onde concentrava a maior parte dos postos de trabalho.

O debate do Serviço Social na Saúde teve como referência o projeto da reforma sanitária e o projeto ético-político profissional, focalizando o controle social da política de saúde e o potencial de contribuição que a profissão pode proporcionar.

Na atualidade o debate é em torno do trabalho realizado, quando o assistente social passa a executar trabalhos que não cabem ao assistente social e diminuem suas competências, se distanciando do objetivo da profissão.

Segundo Iamamoto, a retração do Estado em suas responsabilidades e ações no campo social manifesta-se na compressão das verbas orçamentárias e no deterioramento da prestação de serviços sociais públicos. Assim, houve uma transferência das responsabilidades para a sociedade civil, o que gerou significativas mudanças no campo de trabalho do Assistente Social. Com uma tendência a “refilantropização social” resultante da privatização dos serviços públicos, visando o desenvolvimento das forças produtivas. Outro fator que afeta e também provoca mudanças no mercado de trabalho do assistente social é a desregulamentação do trabalho, pois afeta os direitos de trabalho já conquistados.

Na contemporaneidade, o Assistente Social não limita a sua atuação profissional á área da saúde existe uma gama de postos de trabalho e outras estão em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com