TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Muitas Facetas Da Alfabetização

Casos: As Muitas Facetas Da Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

As muitas facetas da alfabetização

O texto as muitas facetas da alfabetização de Magda soares, nos traz seu ponto de vista sobre a alfabetização e letramento especificando as diferenças entre um e outro. Nele Soares propõe retomar a invenção da palavra e do conceito letramento o que ela denomina a reinvenção da alfabetização.

O título se dá pelo fato da alfabetização sofrer diversas mudanças ao longo dos tempos, para muitos os conceitos de alfabetização e letramento se mesclam e se confundem. É preciso saber diferenciar cada um deles para saber trabalhar de forma clara e objetiva com as crianças.

Alfabetização é o saber ler e escrever. Enquanto que letramento é o saber dominar a habilidade da leitura e da escrita com competência. São processos diferentes que envolvem conhecimento e habilidades especificas.

Segundo Soares não há apenas um método para a aprendizagem, mas sim vários, pois cada criança tem seu jeito, seu tempo e sua habilidade para aprender as coisas. Tudo isso é influenciado pelo lugar onde ela vive, o meio social, a política da região, dentre outras coisas. É fato que uma criança de classe social privilegiada tem acesso a mais informações que uma criança que vive em condições de sobrevivência. Leva-se em conta também o linguajar de cada local, cada Estado/Região tem seu próprio sotaque, sua maneira de falar, porém a maneira escrita é a mesma para todos, o que leva a atentar pelo fato que a mesma palavra pode ter mais de um sentido devido a essa variedade de sotaques que temos em nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com