TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre As Muitas Facetas Da Alfabetização

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Sobre As Muitas Facetas Da Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

usca distinguir a definição de alfabetização e letramento.Considera o letramento importante e realça a importancia dos metodos no ensino da alfabetização deApesar da preocupação dos países com relação às práticas sociais da leitura e da escrita terem ocorrido no mesmo período, as semelhanças restringem-se a este ponto, poiso Brasil se encontrava e ainda se encontra deficiente com relação a sua forma de alfabetização e boa parte da sua população ainda é analfabeta. O que não ocorre com os outros países europeus, que em sua maioria já dominam o sistema da escrita devido à passagem de seus integrantes pela escolarização básica.

Como enfatizar a preocupação com o letramento em um país como o Brasil, cujos indivíduos, quando conseguem ter acesso às escolas, não possui escolarização básica? Como verificar de forma eficaz a quantidade de alfabetizados e letrados se ao menos possuímos um mapeamento preciso sobre a realidade da educação? Essas são questões que deveriam ser priorizadas e resolvidas antes de qualquer outra preocupação. Os países ditos "1º mundo" não se encontram envolvidos em um caos educacional como o nosso, os problemas que já foram resolvidos lá, ainda precisam ser aplicados aqui.

Os países ditos "1º mundo" não se encontram envolvidos em um caos educacional como o nosso, os problemas que já foram resolvidos lá, ainda precisam ser aplicados aqui.

A autora explica que o conceito de alfabetização e letramento entre essas nações são diferentes. Nos países considerados "primeiro mundo" a preocupação com o letramento é mais evidente, pois, a

apropriação da habilidade de leitura e escrita para intervenções sociais e profissionais é o alvo de inquietação, o que não osimpedem de promover discussões e debates sobre o tema alfabetização. Nestes países alfabetização e letramento são tratadas de forma distinta: alfabetizar é a aquisição da leitura e da escrita e letramento é o desenvolvimento da linguagem e a compreensão da sua função social,o que não ocorre em países como o Brasil, cujos conceitos se misturam, se confundem, perdendo-se a individualidade, e em alguns casos atéo verdadeiro sentido epistemológico.

Magda Soares, no texto: "As muitas facetas da alfabetização", procura expor as diversas facetas inclusas na concepção de alfabetização. Revela a existência de aspectos psicológicos, sociolingüísticos e culturais que precisam ser considerados.

O processo de alfabetização compreende diversas facetas por este motivo não deve ser vista de forma fragmentada, mas integrada.

Concordo com a autora com relação ao destaque da importância da alfabetização, alguns profissionais querem tornar as práticas mais significativas por meio do letramento e esquecem da importância das técnicas que a alfabetização oferece para o aprendizado da leitura e da escrita. Por este motivo é que ambas devem estar relacionadas para que o aprendizado adquira algum sentido. "O sentido sem técnica não tem sentido".

Soares nos mostra que a alfabetização não é um processo simples e que é necessária uma maior integração entre as diversas facetas para que a mesma possa ser explicada e trabalhada de forma mais sólida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com