TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noção de Algoritmos

Por:   •  2/10/2015  •  Resenha  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

                          Noção de Algoritmos

Uma definição de algoritmo pode ser dada como a especificação da sequência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade.

Pseudo Linguagem.

É uma sequencia de comandos e instruções ordenadas de forma lógicas, para a resolução de uma determinada tarefa ou problema.

Estrutura de um Programa.

A estrutura de um programa depende do tipo de linguagem utilizada para fazer o programa, mais ou menos todas as linguagens de programação se baseiam no mesmo princípio. 
O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar, esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro, por conseguinte de cima para baixo até encontrar uma instrução chamada às vezes, instrução de ligação que lhe indica para ir até um lugar preciso do programa, trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o fio condutor e executar as instruções que encontra até chega ao fim do programa.

Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis.

Nos algoritmos criados para realizar tarefas na computação utilizamos variáveis para manipular dados, por exemplo, nome, idade, altura, peso, data de nascimento, sexo, saldo, etc. Para otimizar a utilização da memória, cada variável armazena apenas um tipo de dados, a variável nome deve armazenar texto, já a variável idade deve armazenar apenas números inteiros sem casa decimal, na variável sexo podemos armazenar apenas um caractere masculino ou feminino, por isso devemos especificar em nossos algoritmos o tipo de cada variável e tipos primitivos sempre na sequencia e ordem.

Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais.

Os operadores são usados nas condições dos comandos para faça, repita até enquanto faça e nas expressões para atribuição.

Operadores Aritméticos

Usados para representar as operações matemáticas, ordem de prioridade, exponenciação multiplicação ou divisão e por último a Soma ou a subtração, esses operadores só são usados com tipos de dados inteiros e reais. No caso o + também é usado para concatenar textos e valores literais.

Operadores Lógicos

São utilizados para avaliar expressões lógicas sendo eles, operador e ação.

Operadores Relacionais

São utilizados para comparar variáveis ou expressões, resultando em um valor lógico, verdadeiro ou falso, sendo eles, Operador e comparação.

Características do ambiente de desenvolvimento C.

* Linguagem simplificada, com realização de funções matemáticas ou manuseamento de arquivos, fornecida por um conjunto de rotinas do mesmo padrão em foco, o paradigma de programação procedural 

* Sistema simples que evita operações sem sentido, pré-processamento tendo a possibilidade de múltiplos ficheiros, ponteiros dão maior flexibilidade à linguagem 

* Acesso de baixo-nível, através de inclusões de código Assembly no meio do programa C 

* Usa-se valores e não referencias 

* Alto nível de definição de variáveis 

* Estruturas de variáveis que permitem que dados relacionados sejam combinados e manipulados como um todo C é uma linguagem de programação mais utilizada, que deram origem a outra linguagem, uma delas é a C++ que foi uma evolução do C, pois, falta algumas características que C não possui noção uteis encontradas em outras linguagens sendo:

* Segurança de tipo * Coletor de lixo 

* Vetores que crescem automaticamente e algumas classes ou objetos com comportamento. 

* Funções aninhadas 

* Sobrecarga de operadores 

* Meta-programação 

* Apoio nativo de multi threading e comunicação por rede 
Mesmo com esta falta de funcionalidade citada acima, o C é muito utilizado pois possui maior velocidade, simplicidade e eficiência tendo preferencia no desenvolvimento de softwares de base e em plataformas atuais deixando de ser antiquário, o único concorrente direto é o Assembly que corre mais rápido pois possui o controle completo da maquina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (297.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com