TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Organizações Modernas

Pesquisas Acadêmicas: As Organizações Modernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  1.477 Visualizações

Página 1 de 4

ORGANIZAÇÕES MODERNAS

As organizações e a vida moderna

Examinaremos o avanço das organizações modernas e as consequências desse desenvolvimento para nossa vida hoje em dia. As organizações muitas vezes têm o efeito de retirar as coisas das nossas mãos e coloca-las sob o controle de funcionários ou especialistas sobre os quais temos poucas influências. As organizações constituem a forma dominante de instituição da sociedade moderna: são a manifestação de uma sociedade especializada e interdependente que se caracteriza por um crescente padrão de vida. As organizações permeiam todos os aspectos da vida moderna e envolvem a participação de numerosas pessoas. Uma organização é um grande agrupamento de pessoas, estruturada em linhas impessoais e estabelecida a fim de atingir objetivos específicos.

A visão de Weber sobre a burocracia

Todas as organizações de larga escala, de acordo com Weber, tendem a ser burocráticas por natureza. Em um primeiro momento, o termo “burocracia” foi aplicado apenas aos funcionários públicos do governo, porém foi gradualmente estendido, referindo-se as grandes organizações de um modo geral.

A burocracia é frequentemente associada a papelada, a ineficiência e ao desperdício. Outros autores, entretanto, vêem a burocracia por um ângulo diferente- como um modelo de cautela, de precisão e de administração eficaz. O relato de Weber sobre a burocracia conduz a um caminho entre esses dois extremos. Foi somente nos tempos modernos que as burocracias se desenvolveram plenamente.Weber via a burocracia como um elemento central da racionalização da sociedade que afetava todas as facetas da vida- da ciência até a educação e o governo.

Para Weber, a expansão da burocracia é inevitável nas sociedades modernas; a autoridade burocrática é a única forma de lidar com as exigências administrativas dos sistemas sociais de larga escala. Com intuito de estudar as origens e a natureza da expansão das organizações burocráticas, Weber construiu um tipo ideal de burocracia:

1. Existe uma hierarquia definida de autoridade.

2. Regras escritas regem a conduta dos funcionários em todos os níveis da organização.

3. Os funcionários trabalham em tempo integral e são assalariados.

4. Existe uma separação entre as tarefas de um funcionário dentro da organização e a vida externa deste.

5. Nenhum membro da organização possui os recursos materiais utilizados no trabalho.

Weber acreditava que, quanto mais uma organização se aproximasse do tipo ideal de burocracia, mais eficaz ela se tornaria na busca dos objetivos para os quais fora estabelecida.

Blau: relações formais e informais dentro das burocracias

As análises de Weber sobre a burocracia colocam em primeiro lugar as relações formais dentro das organizações, as relações que ocorrem entre as pessoas conforme determinam as regras da organização. Porém, nas burocracias, os caminhos informais para a realização de tarefas normalmente proporcionam uma flexibilidade que não poderia ser conseguida de outra maneira.

Teoria das organizações de Foucault: controle do tempo e do espaço.

Foucault considera que a organização espacial da organização, espelha a pirâmide de autoridade hierárquica da organização. O exemplo é o edifício da organização, que à medida que se sobe nos seus andares vai-se estando mais próximo do poder. Ao contrário, na base está o trabalho mais desqualificado. Assim a burocracia distribui as pessoas por um espaço durante um determinado tempo.

Outra questão desenvolvida é a da vigilância crescente à medida que vão existindo mais organizações. Há duas formas de vigilância, direta ao alcance da vista, e outra que recorre aos ficheiros com a história pessoal das pessoas. Quanto mais rotinizado é o trabalho, e mais baixo hierarquicamente maior é a vigilância, considerem-se os exemplos das linhas de montagens em grandes fábricas ou as dactilógrafas nos open space de grandes firmas. Há assim uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com