TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de Tratamentos para Celulite

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

  1. Problemas de pesquisa

Quais as técnicas de tratamentos para celulite utilizadas com maior frequência na área estética, e porquê?

 

  1. Hipótese de pesquisa

Os tratamentos de uso mais frequente são ultrassom, massagem modeladora e radiofrequência por menor custo e maior eficácia.

  1. Objetivo de pesquisa

O objetivo do presente estudo é verificar quais as técnicas de tratamento na redução de celulite mais usadas atualmente no mercado, e entender a razão por essa preferência.


  1. MÉTODOS E MATERIAIS

O presente estudo foi desenvolvido em duas etapas. A primeira constituída do levantamento bibliográfico, através de consultas a livros e artigos científicos nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, com as seguintes palavras chaves: “celulite”; “hidrolipodistrofia ginoide”; “fibroedama ginoide”; “estética” com diferentes combinações, a fim de obter conhecimentos relacionados a hidrolipodistrofia ginoide (celulite) e as técnicas disponíveis para uso de profissionais esteticistas. E a segunda constituída pela elaboração do questionário (Apêndice) por meio da plataforma “Survey Monkey”, que foi utilizado em pesquisa de campo para a coleta de dados. As questões abordaram de forma anônima informações sobre o respondente como clínica, cargo, formação e principalmente informações sobre quais, com qual frequência e eficácia, e por qual motivo os tratamentos são realizados.

O questionário foi enviado para 387 centros estéticos e esteticistas através de e-mail e redes sociais. Após o término da pesquisa foram coletadas 43 respostas através da plataforma, das quais 40 responderam o questionário corretamente gerando informações para avaliação dos resultados e 3 responderam de forma insuficiente, o que ocasionou o descarte destas respostas.


  1. RESULTADOS

Com base nos dados obtidos foi apresentado no “Gráfico 1” os resultados referentes a frequência na realização de tratamentos. O grupo “Outros tratamentos” corresponde a tratamentos que são realizados, mas com uma frequência e eficácia menor, e é composto por Termoterapia, Endermologia, Lipocavitação, Carboxiterapia, Corrente Russa, Crioterapia, Invel Infravermelho, Laser e Hunghiara. E considerando a quantidade de respostas “Frequentemente”, analisa-se a média de 4 tratamentos realizados por respondentes.

[pic 1]

Os tratamentos apontados como realizados com maior frequência são a Drenagem Linfática realizada frequentemente por 35 (92%) respondentes, seguido por Terapias Combinadas realizadas por 33 (92%) e Massagem Modeladora realizada por 30 (77%). E os outros tratamentos relevantes para a frequência de realização são utilizados da seguinte forma:  Ultrassom é utilizado por 23 (62%) respondentes, Cremes anticelulite são utilizados por 21 (55%) dos respondentes e Radiofrequência é utilizado por 17 (44%) respondentes. O nível de utilização dos tratamentos comtemplados no grupo “Outros tratamentos” pelos respondentes está dividido da seguinte forma: Termoterapia é utilizada por 12 (34%) respondentes, Endermologia é utilizada por 11 (31%) respondentes, Lipocavitação é utilizada por 11 (31%) respondentes, Carboxiterapia é utilizada por 9 (26%) respondentes, Corrente Russa é utilizada por 8 (22%) respondentes, Crioterapia é utilizada por 8 (23%) respondentes, Invel Infravermelho é utilizado por 7 (21%) respondentes, Laser realizado por 7 (19%) respondentes e o Hunghiara que não é utilizado frequentemente por nenhum respondente.

Conforme apresentado no “Gráfico 2”, observa-se que 66% dos respondentes consideram que os tratamentos mais eficazes são as Terapias Combinadas, a Drenagem Linfática e a Radiofrequência, seguidos por Massagem modeladora, Ultrassom e Cremes anticelulite. Sendo que as Terapias Combinadas são consideradas muito eficazes por 29 (81%) respondentes, a Drenagem Linfática é considerada muito eficaz por 25 (68%) respondentes, a Radiofrequência é considerada muito eficaz por 25 (69%) respondentes, a Massagem modeladora é considerada muito eficaz por 21 (54%) respondentes, o Ultrassom é considerada muito eficaz por 18 (51%) respondentes e os Cremes anticelulite que são considerados muito eficazes por 11 (32%) respondentes.

[pic 2]

O grupo “Outros tratamentos” apresentado no gráfico 2, é contemplado pelos 9 tratamentos citados na página anterior, que foram respondidos com menor eficácia em relação aos tratamentos mais eficazes detalhados acima e as respostas sobre sua eficácia estão divididas da seguinte forma: Carboxiterapia é considerada muito eficaz por 9 (36%) respondentes, Lipocavitação é considerada muito eficaz por 9 (36%) respondentes, Endermologia é considerada muito eficaz por 8 (29%) respondentes, Termoterapia é considerada muito eficaz por 8 (28%) respondentes, Laser é considerada muito eficaz por 7 (26%) respondentes, Crioterapia é considerada muito eficaz por 6 (23%) respondentes, Corrente Russa é considerada muito eficaz por 4 (15%) respondentes, Invel Vermelho é considerado muito eficaz por 4 (17%) respondentes e o Hunghiara que é considerado muito eficaz por 1 (5%) respondente.

       Conforme mostrado no gráfico 3, observa-se que 71% dos respondentes consideram que o critério para escolha dos tratamentos é a qualidade e a eficácia dos resultados, seguido de 13% menor preço de custo para o cliente e em terceiro com 12% a maior procura pelo tratamento.

[pic 3]

  1. DISCUSSÃO

Após análise da frequência de realização dos tratamentos e da eficácia dos tratamentos, percebe-se que há uma diferença entre os tratamentos mais utilizados em relação aos tratamentos mais eficazes. Os mesmos apontados nos resultados foram Terapias combinadas, drenagem linfática e radiofrequência; ao passo que os tratamentos apontados como mais utilizados são: Drenagem linfática, Terapias combinadas, e Massagem modeladora. O critério para escolha do tratamento apontado como mais importante foi a Qualidade/Eficácia dos resultados, indicando que os tratamentos mais utilizados não são em sua totalidade, os mais eficazes, a pesar do critério mais importante nesta escolha ser a eficácia. É possível desenvolver algumas explicações para tal fenômeno, sendo elas: 1) Incongruência dos resultados por conta da diferença entre a quantidade de respondentes em cada questão; 2) Os profissionais que responderam as questões indicam o tratamento que consideram mais eficaz, porém a escolha do cliente nem sempre é a mesma que a indicação do profissional, fazendo com que os tratamentos mais utilizados apontados no presente estudo sejam diferentes dos considerados mais eficazes pelos profissionais. Em relação a segunda explicação, é possível deduzir que este comportamento do cliente derive de outra variável, como o preço de custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (121.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com