TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As atividades matemáticas

Resenha: As atividades matemáticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Resenha  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre o livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. O livro “As Tranças de Bintou” referisse à uma menina que vive na áfrica e sonha em ter tranças longas, enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas, como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres de seu convívio. O livro elege a fantasia como valor capaz de recobrar o sentido mais profundo da infância, mostrando a visão africana, permitindo, repensar também a cultura brasileira.

As tranças de Bintou é um livro que nos revela cada faze da vida e nos permite repensar o Brasil por meio dos costumes africanos. A África é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada à cultura brasileira. Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião.

Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas.

Sua influência na formação do povo brasileiro é vista até os dias atuais. Apesar do primeiro contato africano com os brasileiros não ter sido satisfatório, esses transmitiram vários costumes como: A capoeira, O candomblé, A culinária também recebeu grandes novidades africanas.

O texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem, apresenta as experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental das crianças. É preciso manter um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa.

A partir que o professor enriquece a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças conseguem aprender melhor aumentando os conceitos, ou seja, aprimorando seus conhecimentos.

As atividades matemáticas integram grandes reflexões da ciência, ajudando os alunos a utilizar temas científicos para oferecer um contexto novo ao uso das habilidades matemáticas.

A música fortalece a imaginação da criança, assim a melodia pode evocar muitas sensações positivas. A relação com a inteligência musical pode facilitar a aprendizagem e torná-la mais permanente.

A literatura instiga o emocional das crianças, ajudam as crianças a escreverem ou a contarem suas próprias histórias e poemas promove a síntese criativa de fatos, fantasia e sentimentos que utilizam a inteligência de cada uma.

O pensamento criativo estimula a visualização e a imaginação das crianças fazendo elas viajarem em seus pensamentos aumentando sua criatividade em contar histórias.

As duas histórias estão ligadas, pois, a criatividade de Bintou de quando ela crescer poder fazer muitos modelos com suas tranças é um movimento criativo, é uma maneira relaxante e agradável de aumentar a compreensão de conceitos e fortalecer as suas informações aumentando sua criatividade.

Os dois textos podem ser muito importantes no trabalho indisciplinar podendo trabalhar varias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com