TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As dimensões que o homem possuiu e como são expressas em seu cotidiano.

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

ALUNA: WINIE DE PAULA AGUIAR

R.A: 8031985

CURSO: ESTÉTICA (BACHARELADO)

PROFESSOR: TIAGO CONTIERO

TEXTO DE ANTROPOLOGIA 8ª SEMANA

As dimensões que o homem possuiu e como são expressas em seu cotidiano.

Quando nos referimos em Essência Humana fica claro que o ser humano tem várias dimensões. Uma delas é que: ele é um ser que possui uma alma ou espírito, é totalmente livre, são capazes de elaborar valores e atuar de acordo com eles, vivem em sociedade e tem uma história, pois é capaz de evoluir constantemente, possui uma linguagem convencional humana e é capaz de produzir culturas.

Mas as principais são as BIOLÓGICAS, SOCIAIS e ESPIRITUAIS. É dimensões irredutíveis fazendo de nossa vida humana uma realidade única.

É possível afirmar que a dimensão psíquica faz com que o ser seja o que ele realmente é ser humano único, pois ela diferencia as pessoas umas as outras. Somente ela sabe o que sente, e consegue pensar no que acontece em sua vida, sendo esse o modo de como se deve pensar.

Existe o lado positivo e negativo da dimensão podendo se chama-los de defeitos. Podendo estar bem consigo mesmo, é claro que ele nunca se esquecerá da sua essência, mais cada ser humano possuí uma pelo fato de serem seres humanos ÚNICOS.

Hoje as pessoas procuram sempre especialistas para poderem ajuda-las, para poder trabalhar com o psicológico de cada uma delas, pois existem diversas pessoas que não conseguem entender sua própria essência.

Já a biológica está ligada ao corpo, pois utilizamos pra tudo, e os cuidados dobram, pois precisa ser cuidado o físico e o espiritual, é por meio dele que o ser humano pode ter contato com os outros seres, e também com o mundo que o rodeia. Mas hoje em dia quando as pessoas ouvem dizer sobre o cuidado do corpo pensam logo de cara que significa estar nos padrões de beleza que a sociedade impõe.

A social se trata de como o homem se relaciona com os outros seres humanos. O homem não é um ser solitário, ele necessita de outras pessoas para poder sobreviver, realizar seus objetivos e ser feliz.

O espiritual é a consciência do ser humano, unindo a alma que jamais pode ser separada do corpo, pois o homem é exatamente espírito e corpo. É o que não podemos enxergar com os olhos do corpo, mais que se dirigem rapidamente para o nossos pensamentos as nossas ações e nossa maneira de viver. Ou seja, o que nos orienta a tomar certas decisões e é a onde está a fonte de nossos sentimentos.

E então para a pessoa reconhecer a si mesma, deve conhecer cada uma de suas dimensões, para poder cuida-las de forma correta e dar atenção a elas de forma correta.

Devemos cuidar do nosso corpo e de nossa saúde de maneira correta, mais sem exageros. Apenas pensar em nossa imagem física e gastar horrores em tratamentos de beleza, e muitas vezes afetar nossa saúde com procedimentos de emagrecimento pode nos levar a grandes problemas, até a morte.

Por isso deve existir o equilíbrio entre o corpo e o nosso espírito, somos ao mesmo tempo duas coisas.

Devemos cuidar também da nossa parte espiritual, pois é de extrema importância, para que tenhamos tempo necessário para nós mesmos, de descansar e encontrar a paz em nossa alma, formar consciência reta sabendo o limite das nossas ações e do fruto dela. Mas o homem também deve dedicar seu tempo ao seu criador, Deus fonte de amor e sabedoria. Onde só nele encontrará a paz que tanto deseja para o seu espírito.

Para finalizar, o homem deve se encontrar em seu contexto social, deixando de pensar somente em si mesmo, mas também nos outros seres que o rodeiam e que fazem parte de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com