TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DE CADA INDIVÍDUO

Ensaios: A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DE CADA INDIVÍDUO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  1.730 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DE CADA INDIVÍDUO

Priscila Serafim Laurentino Serafim

Profª. Tutora Thisciana Fialho

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia(PED0301) – Prática do Módulo IIII

06/10/12

RESUMO

A Matemática surgiu na antiguidade por necessidades do dia-a-dia, converteu-se em um amplo sistema de variedades e extensas disciplinas. Como as demais ciências, reflete as leis sociais e serve de poderoso instrumento para o conhecimento do mundo e domínio da natureza. Entendendo a importância da Matemática, no cotidiano de cada indivíduo, desempenhando papel fundamental no desenvolvimento cultural da criança e na sua inserção no sistema de referências do grupo ao qual pertence, sendo importantes as quatro operações para os mesmos. Entretanto, a Matemática vem se transformando ao longo de sua história, fazendo-se necessário mostrar a criança a entender a matemática no dia-a-dia e no cotidiano escolar. Portanto, aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia-a-dia. No entanto, a mediação do professor é fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Mediar não é dar a resposta, é conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos das dificuldades. Diante disso, a Matemática precisa ser ensinada estimulando o pensamento critico e a criatividade apoiada na reflexão sobre os conhecimentos.

Palavras-chave: Matemática. Mediar. Reflexão.

1 INTRODUÇÃO

A história nos mostra que o ensino da matemática foi organizado a partir das necessidades de cada povo. Os primeiros sinais de construção de conhecimentos matemáticos são heranças dos povos egípcios e babilônios (2500 a.c). Esses povos buscavam explicações para as mais atraentes ocasiões que eram avaliadas e apreciadas, desenvolvendo a curiosidade e a constante busca por fundamentos que demonstrassem os mistérios das formas estruturais e geométricas. Também a usavam para resolver problemas práticos, na maioria das vezes relacionadas ao comércio, cálculo de impostos, construções de habitações, monumentos funerários e medidas de terras. Mas a visão do conhecimento matemático abstrato, independente do empírico, influência, até hoje, na matemática que se quer ensinar na escola.

Segundo Paul Dirac (1902-1984) a matemática é uma ferramenta especialmente desenvolvida para lidar com conceitos abstratos, e não existe limite para o seu poder neste campo.

Entretanto, vale ressaltar a importância das quatro operações no Ensino de Matemática, para o indivíduo, sabendo que esta é usada em tudo que se possa imaginar, desde, as medidas dos produtos para se fazer uma comida, até ao cálculo de quanto um automóvel gasta com combustível percorrendo uma certa quilometragem.

2 AS QUATRO OPERAÇÕES

A quatro operações básicas da Matemática são: adição, subtração, multiplicação e divisão. A primeira operação fundamental na Matemática é a adição. Esta operação nada mais é que o ato de adicionar, juntar algo a outro. É reunir totalidades de determinada coisa. Já a subtração, é o ato ou efeito de subtrair, ou seja, tirar algo. A operação de subtração pode-se considerar o inverso da adição. A Multiplicação na sua forma mais simples a é uma forma simples de se acrescentar uma quantidade finita de números iguais, ou seja, é a adição de parcelas iguais onde o produto e o resultado da operação. Entretanto, a divisão é a operação matemática que determina a quantidade de vezes que um número está contido dentro de outro número, de um ponto de vista informal, divisão é o ato de separar as partes de um todo iguais.

2 A CONTRUÇÃO SOCIAL DE NÚMERO PARA A CRIANÇA

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, p.19,2001, a atividade matemática escolar não é um olhar para as coisas prontas e definidas, mas a construção e a apropriação de um conhecimento pelo aluno, que se servira dele para compreender e transformar sua realidade.

Sabemos que vivemos na era da informação, onde tudo flui com muita rapidez. Por causa disso, as escolas juntamente com os professores precisam reesignificar e estarem em constantes transformações inovando as suas práticas pedagógicas cumprindo com sua função social: preparar o cidadão profissional em seu todo em uma sociedade em constante mudança. Essa tarefa não está sendo muito fácil no contexto atual da educação.

A Matemática se constitui em uma ciência que através da harmonia, permite o estudo analítico e quantitativo das relações estabelecidas entre o homem e a realidade que o cerca, instrumentalizando-o desta para uma ação participativa e transformadora sobre a sociedade em que vive.

De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática:

A Matemática transforma-se por fim na ciência que estuda todas as possíveis relações e interdependências quantitativas entre grandezas, comportando um vasto campo de teorias, modelos e procedimentos de análise, metodologias próprias de pesquisa, formas de coletar e interpretar dados. Como as demais ciências refletem as leis sociais e serve de poderoso instrumento para o conhecimento do mundo e domínio da natureza (1997, p.20).

Desta maneira a Matemática esta em constante transformação ao longo de sua história, fazendo-se necessário mostrar a criança a entender a matemática no dia-a-dia e no cotidiano escolar.

A criança desde pequena já faz uso da matemática, mesmo que informalmente, podendo utilizar ela nas brincadeiras de comércio, ao mostrar sua idade com gestos, ao contar a quantidade de brinquedos que tem ou até que um colega pode ter, fazendo relação. Mesmo assim, não tendo um conceito formulado de que isso é a Matemática.

As crianças não aprendem conceitos numéricos com desenhos. Como também não aprendem conceitos numéricos simplesmente pela manipulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com