TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As leis de Newton: o conceito de força, o equilíbrio dos pontos materiais e a dinâmica dos pontos materiais

Tese: As leis de Newton: o conceito de força, o equilíbrio dos pontos materiais e a dinâmica dos pontos materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Tese  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 10

Apresentação

Como muitos já sabem que tudo o que Sobe... Desse, mais poucos sabem de onde vem esse conceito, quem o definiu assim, de onde surgiu, o porquê é assim... Sir Isaac Newton o definiu assim em meado do século XVIII, na Inglaterra, sentado de baixo de uma árvore na fazenda de sua mãe, cochilando, onde de repente caiu uma maça em sua cabeça onde o levou a pensar:. O que faz a maça cair? O que há faz ela ser puxada para baixo... Será que tudo é puxado para baixo, e se todo corpo for puxado para baixo?

Newton reuniu raciocínio de vários matemáticos de Aristóteles, Galileu, Kepler, onde suas experiências ajudaram Sir Isaac Newton a edificar o que realmente acontece. Newton definiu ainda três leis relatando sobre tudo o que acontece com uma massa. Como um corpo se move, ou o porquê fica estático... Estas leis são chamadas de 1º Inércia, 2º dinâmica e, 3º Ação e Reação.

Logo em seguida veremos situações onde pode acontecer a qualquer instante em qualquer lugar, como uma pedra que esta em um alto morro, e onde, no pé do morro há uma encosta onde vive uma população, e para que essa pedra não deslize ou, não machuque ninguém ao deslizar serão feitos cálculos usando o conceito de Newton em duas de suas leis: Inércia e Dinâmica.

Na Etapa 1 apresentamos conceitos de forças, equilíbrio e resistência de materiais. Onde calculamos coeficientes de força peso x e y, aceleração, e deslocamento de um corpo.

Na Etapa 2 temos como calcular a força gravitacional e força de atrito, esta atividade é importante para fixar os conceitos de atrito e identificar o atrito estático e cinético, relacionado-os com fenômenos cotidianos.

Na Etapa 3 abordaremos trabalho e energia cinética, esta atividade é importante para que compreenda os conceitos de trabalho e energia cinética.

Na Etapa 4 apresentamos energia potencial e conservação de energia, esta atividade é importante para que identifique um dos tipos de energia presente nos fenômenos de desabamento tratados de desafio.

Etapa 1

Leis de Newton: conceito de força, equilíbrio de pontos materiais e dinâmicas de pontos materiais

Muitas perguntas surgem em torno de medidas na matéria de Física, como por exemplo: peso, massa, quilograma, metro, centímetro, milímetro, a suas definições. A seguir veremos como calcular o peso de um corpo, atrito estático, peso em x no plano inclinado.

1.1. Dê um título para o seu item 1

Aqui veremos como é calculado o peso transformando: massa multiplicando com a gravidade em Peso.

A seguir veremos cálculos de conversão e eliminação de forças para descobrir como calcular um peso de massa de uma pedra preste a desbarrancar em um vilarejo podendo causar danos.

1.1.1. Dê um título para o seu sub-item

No primeiro passo é relatado que uma pedra na encosta de um morro está prestes a deslizar, para que isso não ocorra é feito uma ancoragem para que segure a pedra, mais para começar a se pensar como fazer isso é calculado o peso da massa onde sua massa é igual á:

kg

O peso calculado da pedra é de 4,905Kg.

1.2. Convertendo massa em peso

Nesta parte do trabalho apresentaremos como converter gravidade, massa e inclinação em tração.

1.2.1. Dê um título para o seu sub-item

No segundo passo representaremos um plano inclinado de 30°, e calcularemos a componente força peso paralela ao plano.

1.2.2. Dê um título para o seu sub-item

Portanto:

,5

1.2.3. Dê um título para o seu sub-item

equalizar a componente em y é necessário saber a .

Depois de calcular a componente força peso paralela ao plano, ou seja: . Agora após equalizar fgy, encontraremos a fn para se chega a tração do cabo que ira segurar a pedr. Ou seja:

Portanto:

1.2.4. Este sub-item serve apenas como um exemplo

No quarto passo, equalizaremos o gráfico para se encontrar a aceleração da massa, então: é relatado uma inclinação de 30°, onde é presa uma corda na pedra que vai para a rocha. Como possivelmente o cabo pode ser rompido a qualquer momento e, para se ter parâmetros de segurança é calculado a aceleração que possivelmente a pedra ira atingir até chegar na encosta.

Não há força na corda

Portanto:

=

1.2.5. Determinando comprimento de uma inclinação

No quinto passo considerando a inclinação de 30° determinaremos o comprimento da encosta, Sabendo que sua altura é de 300mts

150°

O comprimento é Igual á:

1.2.6. Descobrindo a aceleração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com