TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As teorias de gestão aparência

Projeto de pesquisa: As teorias de gestão aparência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  7.170 Palavras (29 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

ATPS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

ANGRA DOS REIS

SETEMBRO 2013

SUMÁRIO

1. Introdução ...........................................................................................................3

2. Etapa 1 .................................................................................................................3

2.1 Surgimento das Teorias da Administração...........................................................3

3. Etapa 2 .................................................................................................................5

3.1 Teoria Clássica da Administração.........................................................................6

4. Etapa 3 ................................................................................................................12

4.1 Teorias de Sistemas .............................................................................................12

5 Etapa 4....................................................................................................................17

5.1 O Contexto Das Empresas:

Ambiente, Tecnológico e Estratégia..........................................................................17

6. Considerações Finais ...........................................................................................21

7. Referencias Bibliográficas ..................................................................................21

1. INTRODUÇÃO

Administração: é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilizações de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos e funções: planejamento, organizações, liderança, execução e controle. A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivo – individual, familiar, grupal, organizacional ou social. A necessidade de uma boa administração com administradores competentes, que justificam e fundamentam o desenvolvimento e o estudo das TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO.

2. Etapa 1

2.1 Surgimento das teorias da administração

A administração ao longo do tempo se desenvolveu de forma lenta, pois mesmo com grandes pensadores, não se tinham noção do que era realmente a administração. Porém, a partir do século xx é que houve uma mudança e um desenvolvimento notável dessa área.

Antigamente era possível ter algumas noções administrativas nas construções das pirâmides do Egito e da muralha da China (pela complexidade e grandeza desses empreendimentos), nos papiros egípcios e nas parábolas de Confúcio (os quais sugeriam práticas de administração pública) etc. A filosofia teve grande influência na Administração, com os grandes e filósofos com seus pensamentos revolucionários. Alguns exemplos são: Sócrates (com seus questionamentos), Platão (com o livro "A República"), Aristóteles (com o livro "Política") já pensavam em formas de organização social e política em anos A.C. Descartes, com seus métodos filosóficos, influenciou a teoria administrativa do século XVII até o final da Era Industrial.

2.2 ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA

As habilidades podem se adquirir com o tempo, de acordo com a necessidade e motivação que terão ao longo da vida. Algumas pessoas já nascem com essas habilidades. Alguns exemplos de habilidade são:

• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.

• Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.

• Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.

2.3 ACONTECIMENTOS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Alguns grandes pensadores influenciaram o surgimento dessas teorias, como:

Taylor - A Teoria Cientifica de Taylor surgiu com o que chamamos de ‘’ênfase nas tarefas’’ surgiu durante a Revolução Industrial com a racionalização do trabalho no nível operacional como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, apadronização das tarefas, a gratificação no salario.

Cada teoria foi criada possuindo uma “abordagem” e, significa dizer que, cada estudo que se transformou em uma teoria teve um enfoque, uma maneira de enfatizar ou evidenciar os valores e relações econômicas, sociais e políticas da época em que foram criadas.

Provando o avanço revolucionário que a Ciência Administrativa alcançou e para acompanhar as rápidas mudanças atuais, todas essas teorias foram desenvolvidas buscando a adaptação necessária à sobrevivência das organizações em geral. •.

• Seleção científica do trabalhador – tarefas mais comparáveis com sua aptidão e após muito treino.

• Tempo-padrão – trabalhador deve atingir, no mínimo, a produção padrão exigida pela empresa.

• Plano de incentivo salarial – remuneração proporcional ao número de peças produzidas.

• Trabalho em conjunto – interesses dos funcionários (altos salários)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com