TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Comportamentais Humanos

Trabalho Escolar: Aspectos Comportamentais Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

ASPECTOS COMPORTAMENTAIS HUMANOS

O comportamento humano é o resultado de ações decorrentes da interação de inúmeros fatores internos e externos que vivenciamos, tais como: cultura, personalidade, experiências e o papel que desempenhamos na sociedade. As diversas formas de comportamentos muitas vezes podem ser oriundas de situações vividas no cotidiano ou da infância do indivíduo, não existe portanto uma regra que o defina, por isso mudamos tanto com as pessoas que estão ao nosso redor.

As variáveis que afetam diretamente o comportamento humano podem ser divididas em ambientais e individuais. As individuais referem-se as características natas, adquiridas ao longo da vida e influenciadas diretamente por figuras da infância: pais, familiares e educadores. As ambientais abrangem todos os possíveis fatores externos que afetem o indivíduo, como grupos sociais e cultura.

Identificar o sistema de valores no qual o individuo se enquadra, facilita a compreensão de suas atitudes no grupo, uma vez que os valores influenciam diretamente as atitudes e consequentemente estas norteiam seu comportamento. Determinadas ações podem ser valoradas, ou seja, consideradas justas ou injustas, certas ou erradas, boas ou más e este julgamento vai depender no que o indivíduo acredita ser correto, bom. Podemos então dizer que comportamento é a designação genérica da conduta do indivíduo, ou seja, é como ele se apresenta ao mundo

Questionar nossos valores nos leva a processos de mudanças e fortalecimento. Os valores são estáveis, apesar de mutáveis. Já as atitudes são ações favoráveis ou desfavoráveis direcionadas a pessoas, objetos e situações. São menos estáveis, uma vez que uma pessoa pode ter milhões de atitudes diferentes. Por conta de nossa atitude crítica não aceitamos imediatamente coisas, ideias, acontecimentos, tais como nos são ditos ou apresentados, sem antes suspeitarmos, interrogarmos e buscamos informações, para depois tomarmos uma atitude.

A estrutura emocional, as tensões, as necessidades pessoais são pertinentes a cada pessoa e se manifestam através de aspectos comportamentais variados. As diferentes percepções do mundo, a forma particular de cada qual lidar com a saciedade de seus desejos tendem a produzir reações e comportamentos diferenciados e, ao se relacionarem com outras pessoas, um indivíduo pode ou não demonstrar afinidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com