TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Introdutórios Em Ciências Contábeis

Pesquisas Acadêmicas: Aspectos Introdutórios Em Ciências Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Administrar empresas abrange a coordenação de pessoas e outros recursos para se obterem os fins (objetivos) desejados pelo gestor. Por trabalhar com o humano, a gestão é, em sua essência, culturalmente específica. Dessa forma, a administração como atividade sócio-técnica depende da compreensão dos diversos aspectos que se referem ao lado social, educacional, político e cultural. A dependência cultural da administração é reafirmada à medida que essa procura preservar a colaboração total dos membros da empresa, que se faz mediante a influência sobre outras pessoas, pelo manuseio de símbolos que motivam a execução das ações desejadas pelo gestor.

Hofstede (1983), ao estudar a influência dos aspectos étnico-culturais na administração de empresas, evidencia o fato de que a gestão deve se adaptar aos valores culturais de uma nação e mostra a importância crucial da cultura no processo de gestão a partir de quatro dimensões: individualismo versus coletivismo, distância de poder, fuga à incerteza e masculinidade versus feminilidade. Bethlem (1999, p.52) vai além da questão étnica, pois também alerta para a importância dos aspectos geográficos, econômicos, políticos e históricos como condicionados e condicionantes das diferentes culturas dos países.

Dada a importância da cultura para a gestão, é necessário fazer uma análise conjuntural prévia do sistema cultural brasileiro antes que se transfiram para o Brasil os conhecimentos sobre administração provindos do exterior e originados em ambientes culturais distintos. A construção de conhecimento da realidade brasileira não é uma tarefa simples. Bethlem (1999, p.88) supõe que sejam necessários anos de observações no ambiente de negócios brasileiro para que seja formulado um conhecimento da administração adequado à realidade nacional.

O conhecimento do ambiente de negócios deve permitir que se obtenham resultados melhores na administração de empresas no Brasil, comparados com os obtidos da simples cópia de modelos provenientes do exterior, como os modelos americanos e japoneses, amplamente utilizados nos últimos vinte anos. O princípio de construção da realidade da administração brasileira está no âmago do problema principal de nossa pesquisa.

O objetivo da presente pesquisa é identificar no pequeno industrial calçadista, a presença dos traços culturais inerentes aos gerentes brasileiros e verificar como esses traços afetam na gestão das pequenas empresas produtoras de calçados.

Somente uma nova visão cultural-empresarial, com significativas mudanças, permitirá a recuperação do crescimento do setor de calçados, que, há anos, sofre com a estagnação da produção e queda no volume das vendas (Arce et al, 2001).

A pesquisa foi realizada com diretores e proprietários de pequenas indústrias de calçados na região da cidade de Franca, situada no nordeste do estado de São Paulo, que concentra grande pólo produtor de calçados masculinos e femininos, de couro e sintéticos, com uma completa cadeia de abastecimento para a indústria do setor.

A pequena indústria de calçados utiliza-se, preponderantemente, de processos artesanais de produção e está mais sujeita às variações conjunturais do ambiente externo. Essa dependência só realça a influência cultural no processo de gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com