TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Quais Os Aspectos Que Devem Ser Trabalhados/melhorados Para Que Ocorra O Real Desenvolvimento Local De Nossa Cidade?".

Artigo: "Quais Os Aspectos Que Devem Ser Trabalhados/melhorados Para Que Ocorra O Real Desenvolvimento Local De Nossa Cidade?".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  3.113 Visualizações

Página 1 de 2

Segue abaixo alguns pontos que podem ser trabalhados/melhorados para que ocorra o real Desenvolvimento Local de nossa cidade:

1- Governança Solidária Local: Coesão ou conflito social, êxito ou fracasso do desenvolvimento econômico, preservação ou deterioração do ambiente natural, bem como o respeito ou a violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais são opções da encruzilhada em que se vê a humanidade e que podem ser iluminadas pelo que denominamos “Governança Solidária Local”. Um jeito de melhor nos comunicamos, melhor nos relacionarmos, melhor governarmos. Enfim, a governança solidária local é simplesmente um jeito de governar que prioriza as relações horizontais e solidárias com vistas ao desenvolvimento local sustentável: Governança visa gestão de saberes, de relacionamentos e de processos. Solidário porque incentiva a cooperação e á resolução de conflitos. Local porque precisa acontecer no território, que é o local onde o ser humano se expressa na sua integralidade.

2- Pluralidade democrática: Reconhecimento e respeito às múltiplas diferenças políticas, culturais, ideológicas e religiosas da sociedade.

3- Diálogo: Estabelecimento de conexões materiais, comunitárias e virtuais com cada parte da sociedade, de forma a contribuir para que ela seja um sistema permanentemente aberto, facilitador do fluxo e da apropriação de informações.

4- Territorialidade: Ênfase na atuação e na valorização do local onde se expressam de modo concreto específico todos os atores da rede social e no qual devem ser estimulados e capacitados para, em conjunto, potencializar o desenvolvimento sustentável.

5- Transversalidade: Planejamento integrado das ações de Governo, buscando o alinhamento entre as iniciativas e respeitando suas especificidades.

6- Parceria: Estímulo à formação de parcerias do governo com a sociedade, agregando recursos humanos, financeiros e de conhecimento para viabilizar soluções qualificadas para os problemas locais.

7- Capital Social: Constitui-se nas relações de cooperação e associação em torno de interesses comuns, compromissos e expectativas mútuas. Estimula a confiabilidade nas relações sociais e agiliza o fluxo de informações, contribuindo para aumentar a eficiência da sociedade, facilitando ações cooperativas e coordenadas. Refere-se a aspectos da organização social, tais como a confiança mútua e o espírito cívico, que favorecem a articulação de redes de comunicação e cooperação para promover o bem comum.

8- Corresponsabilidade: Processo dinâmico de parceria entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade com a finalidade de promover ações compartilhadas. Estimula a responsabilidade social de todos os atores sociais locais, promovendo o empoderamento e a cooperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com