TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos gerais da saúde ambiental

Artigo: Aspectos gerais da saúde ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Artigo  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 3

Aspectos Gerais Sobre Saúde Ambiental: Processo Saúde/Doença; Sustentabilidade, Meio Ambiente, Doenças do Aquecimento Global,Efeito Estufa, Repercussões das Mudanças Climáticas globais na saúde da população. Discussão de fatos atuais relacionados ao meio ambiente queatuam sobre o processo saúde/doença.

Considerações Gerais:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o termo saúde como bem-estar físico, mental e social de um indivíduo ou população. Portanto, o termo doença está atrelado à ausência de uma ou de todas as características definidoras de saúde. Assim, podemos dizer que a saúde e a doença estão interligadas e que dependem dos mesmos fatores: agente, hospedeiro e meio (fatores causais), os quais acompanham e são modificados com a evolução da humanidade, como ambiente ao redor, estilo de vida, biologia humana e serviços de saúde prestados à comunidade, criando um modelo mais abrangente denominado campo de saúde. Portanto, o meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas da Terra que interferem no ecossistema e, consequentemente, na vida dos seres humanos.

O desenvolvimento da humanidade permite a criação de novas tecnologias, as quais induzem um crescimento populacional atrelado ao crescimento do consumo de uma forma não consciente, prejudicando potencialmente o meio ambiente. Assim, a reflexão a respeito do consumo de forma sustentável precisa ser um hábito diário em nossas vidas, pois o desenvolvimento industrial desenfreado permite que o meio ambiente perca sua capacidade de regeneração, como aquela que acontecia anteriormente à fase industrial, favorecendo uma crise ambiental grave, idêntica a que presenciamos atualmente. Dessa forma, considerando esses aspectos, os profissionais da saúde tem grande importância na educação da população, quando se trata do processo saúde-doença e sua relação com o meio ambiente.

Agora, acesse o arquivo em anexo, consulte as referências abaixo e responda as questões para complementar os estudos.

49053.PDF

Bibliografia recomendada para a compreensão do tema:

AUGUSTO, LGS. Pesquisa (ação) em Saúde Ambiental. Recife.Editora Universitária, 2001.PHILLIPPI Jr., A.; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Editora Manole, 2005, 878 p.

BRUZOS, G. A. S., KAMIMURA, H. M., ROCHA, S. A. JORGETTO, T. A. C. Meio ambiente e enfermagem: suas interfaces e inserção no ensino de graduação. Saúde Soc. v. 20. n. 2. p. 462 – 469. 2011"

BRANCO, S. M., ROCHA, A. A. Ecologia: educação ambiental: ciências do ambiente para universitários. Ed. Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB. 1º reimpressão, 206 p., 1984.

Leituras complementares para a cmpreensão do tema:

BUSS, P. M. e FERREIRA, J. R. O que o desenvolvimento local tem a ver com a promoção da saúde. In: ZANCAM, L., BODSTEIN, R., MARCONDES,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com