TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos gerais do design técnico

Relatório de pesquisa: Aspectos gerais do design técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório 1:

Aspectos Gerais do Desenho Técnico:

Passo 2

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

Os desenhos artísticos não são constituídos de normas, ou regras. Transmitem as ideias do artista e podem ter vários tipos de interpretação.

O desenho técnico é constituído de normas e regras, que permitem a melhor interpretação do objeto. Não causa dúvidas e explica com exatidão a forma e a dimensão do que é representado. No Brasil, devem-se seguir as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

b) Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

O projeto é feito utilizando as perspectivas, que podem ser cavaleira, isométrica e cônica. Cada uma delas proporciona uma visão diferente do objeto em questão. Fora a utilização destas, usa-se também as vistas múltiplas que permite visualizar imediatamente a representação em questão.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário obedecer a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especificar qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

Mundialmente conhecida como órgão regulamentador, a ISO (International Organization for Standardization) fornece uma referência para cada país na questão normativa. A mesma serve como base para elaborar as regras da ABNT, que são dirigidas especificamente para o Brasil.

Passo 3:

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

Unifica, torna legível e reproduz o desenho sem perda da qualidade. É normalizado pela ABNT 14699, que diz o seguinte:

“Esta Norma fixa as condições exigíveis de proporções e dimensões para representação gráfica de símbolos de tolerância geométrica em desenho técnico.”

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

São elas do tipo A, E e F.

Tipo A: Em arestas visíveis, a linha é continua grossa; Tipo E: Linhas interrompidas e grossas para arestas invisíveis; Tipo F: Linha fina utilizada também em arestas invisíveis.

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

É necessário que o desenho em papel esteja no local de execução do projeto, para que seja feita consultas rápidas, e para que não haja erros. Também ajuda a manter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com